24h de Le Mans, treino livre: Toyota sai na frente

Le Mans 2018 Practice Toyota
A Toyota até foi a mais rápida como se previa, mas os LMP1 não híbridos se destacaram na sessão de treino livre com quatro horas de duração

RIO DE JANEIRO – Era de se esperar: favorita destacada a finalmente quebrar um tabu de nunca ter ganho em La Sarthe, a Toyota fez a dobradinha na sessão livre de treinos que antecede a primeira tomada oficial de tempos. Os dois TS050 Hybrid foram rápidos – mas percebe-se que os LMP1 não-oficiais conseguiram boas performances ao longo das quatro horas de atividades, numa pista ainda escorregadia e difícil, com várias saídas de pista verificadas ao longo do treino.

Para nenhuma dúvida, o lépido Kamui Kobayashi marcou 3’18″718 e fez a melhor volta – dando a entender que a Toyota pode facilmente baixar esse tempo em qualquer uma das três sessões de classificação, desde que as condições ajudem. Ele foi cerca de meio segundo mais rápido que Sébastien Buemi, autor da melhor volta a bordo do carro #8.

Le Mans 2018 Practice SMP Racing BR1
Quinto tempo para Jenson Button em sua primeira aparição em La Sarthe: o britânico estreia no WEC e nas 24h de Le Mans pela SMP Racing

Os protótipos não-oficiais até surpreenderam. O #3 da Rebellion Racing conseguiu rodar dentro do mesmo segundo de Kobayashi, conseguindo um impressionante 3’19″426 com o francês Thomas Laurent a bordo, seguido pelo #10 da DragonSpeed com Ben Hanley a estabelecer a marca de 3’20″322. Em sua estreia no WEC e em Le Mans, Jenson Button deu 21 voltas e cravou 3’21″304 – quinto melhor tempo.

Fernando Alonso completou apenas 15 giros ao longo do primeiro treino e estabeleceu 3’21″437, sem se preocupar com ritmo de classificação. Bruno Senna, campeão mundial da LMP2 ano passado e único brasileiro na divisão principal de Le Mans e do WEC, marcou o melhor tempo do #1 da Rebellion Racing em 3’21″549.

Le Mans 2018 Practice G-Drive Oreca
Jean-Éric Vergne, líder na Fórmula E, foi o piloto mais veloz entre os inscritos da LMP2 com o #26 da G-Drive Racing

Na LMP2, a G-Drive confirma o favoritismo demonstrado na participação hors-concours em Spa-Francorchamps. Com um carro muito rápido, Jean-Éric Vergne foi o mais rápido entre os 20 carros inscritos com 3’26″529, meio segundo abaixo do protótipo da IDEC Sport conduzido em sua volta mais veloz pelo francês Paul-Loup Chatin.

Outro piloto da casa, Loïc Duval, classificou-se em 3º com o carro #28 da TDS Racing no treino livre, com Nathanaël Berthon vindo a seguir com o carro da DragonSpeed e Tristan Gommendy fechando um top five inteiro de “bleus” com o carro da Graff-SO24.

O melhor Ligier JS P217 ficou em sexto, com o aniversariante do dia Filipe Albuquerque fazendo a volta mais rápida do #22 da United Autosports em 3’28″384. Felipe Nasr foi o mais veloz dos pilotos dos protótipos Dallara P217 – 3’29″214 com o #47 da Cetilar Villorba Corse. A Signatech Alpine Matmut completou somente 24 voltas e ficou num discreto 12º posto: mesmo tendo percorrido só cinco giros, André Negrão foi o mais rápido da trinca do #36 com 3’30″750.

Le Mans 2018 Practice Porsche
A despeito de uma saída de pista, deu Porsche e Patrick Pilet na LMGTE-PRO

Entre os LMGTE-PRO, a Porsche confirmou o bom desempenho do Journée Test e fez as três primeiras posições no treino livre. Mesmo com um incidente na saída de uma das chicanes do retão Les Hunaudières, o carro #93 saiu do treino de quatro horas como o mais rápido – Patrick Pilet virou em 3’50″121, nada menos que sete décimos melhor que o #92 “Pink Pig” guiado por Laurens Vanthoor. Gianmaria Bruni, no “Rothmans” #91, foi batido por apenas três milésimos e fechou a sessão com a terceira marca.

A Ford levou um ferro de 1″377 dos carros de Weissach no treino livre, enquanto a AF Corse conseguiu ficar a um segundo e quatro décimos da melhor volta. Corvette, BMW e Aston Martin tomaram pra lá de três segundos de diferença.

Entre os brasileiros, destaque para Daniel Serra, autor da melhor volta do #51 da AF Corse em 3’52″679. Tony Kanaan fez 14 voltas, a melhor delas em 3’53″628. Augusto Farfus foi o mais rápido da BMW #82 com 3’53″877 e Pipo Derani estabeleceu 3’54″600.

Le Mans 2018 Practice Proton Porsche
Domínio dos germânicos também na LMGTE-AM, com Matteo Cairoli no #88

Na LMGTE-AM, a Porsche também fez as melhores voltas do treino. O carro #88 guiado por Matteo Cairoli foi o mais rápido em 3’52″903, melhor que muito carro da LMGTE-PRO. O piloto italiano foi quase um segundo mais veloz que o rival britânico Ben Barker, da Gulf Racing. A Spirit of Race quebrou a sequência dos rivais germânicos com o 3º tempo de Giancarlo Fisichella, seguido por Jörg Bergmeister e Julien Andlauer.

Os 60 carros entraram na pista e marcaram tempo, apesar dos sérios problemas dos dois carros da Manor: o #5 parou logo no início e foi reconduzido aos boxes para voltar e ainda fazer 15 voltas, a mais rápida em 3’25″503. Já o #6 não estabeleceu uma boa volta e ficou com o último tempo.

O treino classificatório #1 começa às 17h de Brasília, com transmissão ao vivo no site oficial do FIA WEC, mediante streaming pago. São € 9.99 somente para a prova de La Sarthe.

E saiu a escala de transmissão das 24h de Le Mans no Fox Sports 2: a prova terá narração de Hamilton Rodrigues e comentários do mestre supremo Edgard Mello Filho e deste que vos escreve. Sábado, ao vivo, por volta de 14h até 18h e depois no domingo, de 8h até a quadriculada.

Comentários

  • Surpreendeu mesmo os “tempos” dos não-oficiais, resta saber se terão fôlego pra aguentar a maratona de 24 HORAS. Na GTE-PRO a briga promete e não duvido que conforme o “escriba” deste blog já aventou, não ocorra alterações no BoP da categoria.
    Para o primeiro dia, a “Divisão Panzer” se comportou muito bem, mas é claro que amanhã, a 7º cavalaria americana vai vir pra cima com tudo….
    Sensacional a trinca do protótipo da FOX SPORTS para esta edição das 24 HORAS DE LE MANS….Lewis HAMILTON RODRIGUES, A BARSA e MONSIEUR ENDURANCE….vai ser show….tá chegando galera…tá chegando…..