MENU

21 de junho de 2018 - 20:40IMSA Weather Tech SportsCar Championship

IMSA: 42 inscritos para as 6h de Watkins Glen

imsa_29195618

RIO DE JANEIRO - A série estadunidense IMSA estará de volta logo no início de julho às pistas. Após a pausa para as 24h de Le Mans, uma vez que várias equipes e pilotos da categoria disputaram a tradicional corrida francesa, a 6ª etapa da temporada 2018 será disputada no dia 1º do próximo mês no circuito Watkins Glen International, o mesmo que por muito tempo recebeu o GP dos EUA de Fórmula 1.

A categoria volta a ter as suas três classes juntas na prova de seis horas de duração que é o terceiro evento do Tequila Patrón North American Endurance Cup. Por isso, o plantel é o maior do ano desde as 12h de Sebring, somando 42 inscritos – dezesseis na Prototype, oito na GTLM e dezoito na GTD.

Lista de inscritos para as 6h de Watkins Glen

Nem todas as equipes da Prototype vão para a corrida com três pilotos. A Penske, por exemplo, optou por manter suas duplas usuais na próxima corrida, enquanto times como a Tequila Patrón ESM, a Action Express, a Mazda Team Joest e a JDC-Miller Motorsports vão trabalhar com trincas.

E entre essas trincas, novidades: João Barbosa não estará no grid porque se recupera de uma lesão num punho. O português não disputa a próxima prova e também estará ausente na semana seguinte em Mosport, no Canadá. Com isso, o carro #5 terá a estreia do colombiano Gabby Chaves junto a Christian Fittipaldi e Filipe Albuquerque.

A corrida de Glen passa a ser crucial para a temporada, uma vez que Albuquerque poderá ser líder sozinho ou então perder a ponta para Felipe Nasr e Eric Curran, que estão com os mesmos 144 pontos e têm uma vitória a menos que os companheiros de equipe. Hélio Castroneves está em 3º lugar na classificação, com 130, enquanto Pipo Derani é o nono colocado somando 113.

Em busca dos pontos para o TP NAEC, Bruno Senna também estará nas 6h de Glen pela equipe United Autosports, que fez ótima apresentação nas 24h de Le Mans com o 3º lugar (ainda a confirmar) na LMP2. O brasileiro estará no carro #32 com Phil Hanson e Paul Di Resta.

Na GTLM, nenhuma novidade com relação às equipes, exceto que a BMW terá Bill Auberlen na única trinca confirmada no carro #25, que irá para a disputa com os titulares Alexander Sims e Connor De Philippi. A classificação segue a mesma desde Mid-Ohio, com Richard Westbrook e Ryan Briscoe liderando com 121 pontos – sete à frente de Laurens Vanthoor e Earl Bamber. A terceira posição é de Dirk Müller e Joey Hand, com Oliver Gavin/Tommy Milner empatados  em 111 pontos com Jan Magnussen/Antonio Garcia.

A GTD traz como sempre o maior número de novidades e também o maior total de carros na pista. Além dos que competiram em Detroit – exceção feita à Wright Motorsports, que só alinha o seu Porsche #16 em provas de tiro curto, retornam a maioria dos times que estiveram presentes em Sebring.

Um exemplo é a Montaplast by Land Motorsport, que ganhou o evento da Flórida e busca sua segunda vitória no NAEC – o carro #29 terá Christopher Mies com Sheldon Van der Linde dividindo a guiada. A CJ Wilson Racing leva seu Acura NSX-GT3 mais uma vez para Marc Miller e Til Bechtolsheimer, enquanto a HART terá Chad Gilsinger/Tom Dyer/Ryan Eversley.

Outra equipe que retorna é a Park Place, com o patrão Patrick Lindsey muito feliz por realizar o sonho de competir – e terminar – as 24h de Le Mans deste ano, dividindo o Porsche #73 com Jörg Bergmeister. A P1 Motorsports alinha novamente sua Mercedes para JC Perez/Loris Spinelli/Adam Christodoulou, enquanto mais duas Ferrari 488 GT3 engrossam o grid.

Uma delas terá dois brasileiros, com o retorno de um piloto muito querido da categoria: Oswaldo “Ozz” Negri foi confirmado (não só para esta, como também para mais duas corridas) na #51 da Spirit of Race que terá ainda Daniel Serra e Francesco Piovanetti. Será a terceira prova de Daniel nos EUA neste ano e a quarta dele fora do país. Por isso, Serrinha não estará no grid da 2ª etapa do Brasileiro de Endurance em São Paulo, no dia 30 de junho, um sábado.

A Scuderia Corsa teve seu segundo carro reconstruído após a capotagem nas 12h de Sebring e assim a trinca Bill Sweedler/Townsend Bell/Frankie Montecalvo estará de volta.

Após quatro provas (a GTD não correu em Long Beach), a liderança continua com Bryan Sellers/Madison Snow, que somam 125 pontos – três a mais que Katherine Legge, agora vice-líder solitária. Ben Keating/Jeroen Bleekemolen estão um pouco mais atrás, com 108.

Desde já, adianto que o Fox Sports não terá espaço na grade para a transmissão das 6h de Watkins Glen. Portanto, para assistir à corrida, só mesmo com o streaming do site oficial da IMSA – que também transmite o treino classificatório na véspera.

 

 

2 comentários

  1. Rodrigo botana disse:

    Mattar ,triste o Sage Karan e o stefan wilson que já correram de imsa,não terem..mais lugar na categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>