MENU

1 de junho de 2018 - 19:30IMSA Weather Tech SportsCar Championship

IMSA: Derani impressiona e conquista pole na estreia em Detroit

Mais um excepcional trabalho de Pipo Derani: na estreia em Detroit, a pole position para a corrida que o Fox Sports exibe neste sábado após a Nascar

Mais um excepcional trabalho de Pipo Derani: na estreia em Detroit, a pole position para a corrida que o Fox Sports exibe neste sábado após a Nascar (Foto: Jake Galstad/IMSA)

RIO DE JANEIRO - Disse várias vezes nas redes sociais e repito sempre que for preciso aqui no blog: Pipo Derani é um piloto excepcional, acima da média. O garoto de 24 anos se encontrou nas provas de Endurance – e quem o contrata, não se arrepende de suas escolhas. Porque sempre tem performance, sempre tem resultado. Mesmo quando há adversidades.

Por exemplo: Pipo jamais havia guiado um carro de corrida no circuito do Belle Isle Park, montado para a disputa da Fórmula Indy e do Chevrolet SportsCar Classic, 5ª etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship. Após um primeiro treino discreto, pegou a mão do carro e andou bem na segunda sessão. Para depois, no treino oficial, cravar a pole e surpreender o favoritismo do Acura Team Penske, que liderara os dois treinos livres.

Derani foi também beneficiado por uma bandeira vermelha em razão de um acidente com o protótipo #85 da JDC-Miller Motorsports conduzido por Robert Alon. Enquanto um dos dois carros da Penske e os dois Mazda perdiam a chance de uma volta rápída, pagando um drive through por não terem parado em seus respectivos pitboxes na interrupção da sessão, o brasileiro conseguiu ter pista livre e encaixou duas ótimas voltas rápidas. Foi o primeiro a baixar de 1’23″ e na sequência viraria 1’22″273, a pole definitiva.

“É uma pista difícil para nosso carro, que tem motor turbo”, reconhece pipo. “Mas fizemos um ótimo trabalho com nosso engenheiro e conquistamos a pole. Foi bom, pra quem nunca tinha competido aqui como eu”, revelou.

A primeira fila terá o carro #6 de Juan Pablo Montoya/Dane Cameron, que foi batido por 0″719 na tomada de tempo, cabendo o 3º posto a Hélio Castroneves, perdendo pouco mais de um segundo inteiro em relação a Derani. Os lideres do campeonato – João Barbosa/Filipe Albuquerque – partem da segunda fila, duas posições à frente do #31 classificado por Eric Curran e que terá também a bordo o brasileiro Felipe Nasr.

Na subclasse GTD, deu “Angry Birds” na cabeça: Bryan Sellers quebrou o recorde da pista de Detroit para a categoria e fez a pole position com o Lamborghini #48 da Paul Miller Racing em 1’28″942, superando os dois Acura NSX-GT3 da Meyer Shank Racing – com ótimo 2º lugar de Katherine Legge e bom treino também do #93 guiado por Justin Marks.

Vencedora em Mid-Ohio, a 3GT Racing ficou com as duas posições seguintes do grid, graças respectivamente a Dominik Baumann e David Heinemeier-Hänsson. O carro mais lastreado da classe, o Mercedes-AMG da Riley Motorsports, ainda salvou um excelente sexto posto na categoria, com bom desempenho de Ben Keating. A única Ferrari ficou com o sétimo tempo, seguida do melhor dos Porsche inscritos. O solitário BMW M6 foi o penúltimo da classe – e último entre os que treinaram – já que o Audi #44 da Magnus Racing pegou fogo no FP2 e não ficou pronto para a tomada de tempo.

A equipe colocará o carro em ordem para a largada e a IMSA confirmou a exclusão do tempo do #85 da JDC-Miller, que largará em último entre os 14 carros da classe Prototype.

O Fox Sports 2 exibe o GP de Detroit na íntegra (a corrida terá 1h40min de duração) neste sábado, a partir de 16h30, horário de Brasília.

2 comentários

  1. amadeu calisto disse:

    indy e imsa em detroit no mesmo dia e mesmo horario? pode isso, arnaldo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>