IMSA: Dumas é o mais rápido da sexta-feira em Glen

IMSA WeatherTech SportsCar Championship

RIO DE JANEIRO – Recém-consagrado o novo recordista da subida de montanha de Pikes Peak, no Colorado – lá mesmo nos EUA – Romain Dumas segue em ótima forma no território ianque. O piloto da CORE Autosport voltou a participar de uma etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship como piloto convidado do carro #54 de Jonathan Bennett e Colin Braun, sendo o mais veloz da sexta-feira de treinos livres para as 6h de Watkins Glen, que se disputam neste domingo.

O francês marcou o tempo de 1’33″481 e quebrou o recorde extra-oficial da pista que pertencia no ano passado ao brasileiro Pipo Derani, em quase um segundo. Mas não foi o único: no primeiro treino, Dane Cameron também registrou uma marca melhor que a anterior e o holandês Renger Van der Zande também virou abaixo de 1’34” nesta sexta-feira.

A bem da verdade, no combinado das duas sessões o antigo recorde foi pulverizado por nove dos 16 protótipos inscritos para este fim de semana. O próprio Derani baixou sua marca anterior, mas não foi o brasileiro mais rápido. A primazia foi de Bruno Senna, quarto colocado na soma das duas sessões, com o tempo de 1’34″083 a bordo do Ligier #32 da United Autosports, seguido pelo Acura DPi de Hélio Castroneves.

Os dois Cadillac DPi-V.R da Action Express não estiveram em posição de destaque: o #5 de Christian Fittipaldi e do líder do campeonato Filipe Albuquerque foi apenas o décimo, com a marca de 1’34″513. Felipe Nasr fez apenas a 12ª marca – 1’34″583. Ele e Eric Curran (a eles juntou-se Mike Conway, a exemplo das provas de Sebring e Daytona) lutam para sair da corrida como os novos líderes da classificação, já que têm os mesmos 144 pontos de Albuquerque.

Ford e Porsche duelaram pela vitória nas 24h de Le Mans entre os modelos de Grã-Turismo e parecem que vão novamente discutir as primeiras posições na GTLM, já que os dois carros do time de Chip Ganassi lideraram os tempos da categoria. O #67, com Richard Westbrook, foi o mais rápido em 1’42″886 e o #66 de Dirk Müller marcou 1’43″084, seguido do Porsche #912 com Laurens Vanthoor.

O melhor Corvette ficou em quinto, não muito longe dos dois Porsche 911 RSR, enquanto as BMW M8 GTE ficaram devendo em ritmo de treino livre, inclusive com uma diferença de 1″131 entre ambas.

Na GTD, a melhor marca entre os 18 carros inscritos foi do Audi #29 da Montaplast by Land Motorsport, com Sheldon Van der Linde cravando 1’45″191, dois décimos abaixo do Lexus RC F GT3 da 3GT Racing conduzido por Kyle Marcelli. Jack Hawksworth, com o outro bólido da 3GT Racing, ficou em terceiro.

Mais uma vez, Daniel Serra foi destaque com a Ferrari #51 da Squadra Corse Garage Italia, conseguindo o quarto melhor tempo – 1’45″492. É nesse carro que Oswaldo Negri retorna às competições após quase meio ano fora das pistas. O terceiro piloto é Francesco Piovanetti.

Líder do campeonato, a dupla Bryan Sellers/Madison Snow ficou apenas em 15º lugar após o combinado dos resultados do dia, enquanto o Acura NSX-GT3 da vice-líder Katherine Legge, que repete neste fim de semana a parceria com Álvaro Parente, foi o sétimo colocado.

A definição do grid será neste sábado, que terá também o terceiro treino livre às 9h de Brasília. A luta pela pole começa às 11h35 locais (12h35 daqui) com a classe GTD, seguida pela GTLM e pela Prototype, que entra na pista a partir de 13h25 de Brasília. O site da IMSA transmite ao vivo. O Fox Sports não exibe a corrida deste fim de semana, por decisão da direção da emissora. Vocês podem acompanhar a corrida também pelo site oficial da categoria no domingo a partir de 10h45 de Brasília – ou esperar o vídeo que é postado no canal da IMSA no YouTube e que sempre o blog mostra após as provas do campeonato.

Comentários