Para quem não viu: DTM, etapa de Norisring

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Consenso: Gerhard Berger e Masaki Bandoh bateram o martelo e, enfim, DTM e Super GT terão o regulamento “Classe 1”, com motores turbo 2 litros de quatro cilindros

RIO DE JANEIRO – O último fim de semana foi decisivo para o futuro do DTM. A categoria hoje presidida por Gerhard Berger luta por sua sobrevivência e a unificação de regulamentos pretendida com o Super GT está muito bem encaminhada. O executivo austríaco e o presidente da GTA (organizadora do certame japonês) Masaki Bandoh se reuniram em Norisring, antes do fim de semana da 4ª rodada do DTM, para confirmar que o regulamento técnico Classe 1 passa a ser adotado na Europa já para 2019.

Com isso, os carros do DTM terão mecânica 2 litros de quatro cilindros com turbocompressor, conceito mecânico existente no Japão desde 2014. A potência desses propulsores tem cerca de 620 cavalos. As demais modificações previstas serão de aerodinâmica, para refrigerar melhor os motores, bem como o posicionamento de asa traseira, difusor e splitter dianteiro, para uma melhor adequação à plataforma GT500.

Outra preocupação da ITR será a de conseguir um terceiro construtor para o campeonato baseado na Europa, já que no fim deste ano a Mercedes-Benz está fora, direcionando seus investimentos para a Fórmula E.

Após muita especulação, ficou determinado que no ano que vem haverá dois eventos de exibição – um na Alemanha e outro no Japão – com disputas Sprint, sem troca de pilotos, mas com reabastecimento e mudança de pneus obrigatória. Deve haver um BoP para equilibrar a performance dos diferentes modelos.

Isto posto, vamos mostrar aqui abaixo os vídeos da 4ª rodada, em que Edoardo Mortara (Mercedes) e Marco Wittmann (BMW) partilharam as vitórias. A liderança do campeonato está com o britânico Gary Paffett, seis pontos na frente de Mortara e sete à frente de Wittmann e Timo Glock, que dividem o terceiro posto na classificação. Augusto Farfus novamente passou em branco e está em último na classificação, com apenas oito pontos somados.

Comentários

  • Caro Rodrigo, o que vem acontecendo com o Augusto Farfus? As últimas três temporadas foram ruins e agora não está sendo diferente. É algo relacionado a se adaptar aos carros desenvolvidos pela BMW ou pela constante troca de equipes?