Pole e novo recorde para o AJR Chevrolet em Interlagos

36360477_2101052340167158_4970350065777377280_n
Mais uma: Vicente Orige foi o autor da pole para a Chevrolet Absoluta 500 com o protótipo AJR #88 que dividirá neste sábado com Carlos Kray em Interlagos (Foto: Reprodução Facebook)

RIO DE JANEIRO – Já imaginaram um Esporte-Protótipo de fabricação brasileira fazendo tempos próximos ou tão bons em Interlagos quanto um monoposto de Fórmula 3?

Pois isso aconteceu na tarde desta sexta-feira, na definição do grid para a Chevrolet Absoluta 500, que acontece neste sábado como 2ª etapa do Endurance Brasil.

O AJR Chevrolet #88 que foi o mais rápido na abertura da temporada em Curitiba voltou a dar espetáculo. Com o tempo de 1’28″838, a criação de Juliano Moro com motor de Stock Car conseguiu a média horária de 175,503 km/h.

A marca é apenas três segundos e quatro décimos pior que o mais lento dos protótipos LMP2 que compuseram o grid das 6h de São Paulo quando o Mundial de Endurance esteve por aqui pela última vez, há quatro anos.

A pole do carro de Vicente Orige/Carlos Kray foi 1″467 melhor que o segundo tempo do grid, de outro AJR Chevrolet V8, este do quarteto Fernando Fortes/Henrique Assunção/Fernando Ohashi/Emílio Padron – também inscritos num protótipo da classe P2, um MRX Cosworth – que, por sinal, ficou como o mais rápido de seu grupo.

Vencedor em Curitiba, o Lamborghini Huracán #19 de Chico Longo e Marcos Gomes também conseguiu tempos tão bons quanto os LMGTE-PRO e LMGTE-AM que aqui estiveram há quatro anos – o carro italiano sai da 3ª posição com o tempo de 1’30″706 – melhor entre os carros do grupo GT3.

O veloz protótipo Scorpion de motor Suzuki Hayabusa montado com base num Dallara de Fórmula 3 também foi muito bem na sessão classificatória, colocando Stuart Turvey/Thiago Riberi à frente do terceiro AJR Chevrolet V8 entre os cinco mais rápidos. A Mercedes-AMG de Xandy e Xandinho Negrão ficou com o sexto tempo – nove décimos à frente do Porsche de Ricardo Maurício/Marcel Visconde.

No top 10 geral, ficaram também Tiel Andrade e Júlio Martini com o MC Tubarão IX; o vetusto mas ainda rápido MCR com motor Volkswagen Turbo dos gaúchos Ian Jepsen Ely/Daniel Claudino e também o MCR Grand-Am com motor Lamborghini inscrito para Fernando Poeta/Beto Giacomello/Cláudio Ricci.

As demais classes – P3 e GT4 – tiveram à frente no treino o Protótipo Spyder com motor Volkswagen 8V de Sérgio Pistilli/Walter Pinheiro (19º tempo geral) e o Dodge Challenger R/T #888 de André Carrillo/Rodrigo Corbisier, que foi sensação na prova disputada lá mesmo em Interlagos ano passado e está de volta com o melhor tempo em sua categoria (24º na geral).

Ao todo, 38 carros participaram das tomadas de tempo – incluindo o quarto protótipo AJR Chevrolet V8, que finalmente estreia com a equipe NC Racing, do Mato Grosso do Sul. Com pouca quilometragem e nenhum teste, já que a montagem do carro acabou há pouquíssimos dias, até que o trabalho foi bem feito. Nílson e José Roberto Ribeiro vão largar da 14ª posição.

Vocês poderão acompanhar a corrida ao vivo, pelo streaming da categoria no YouTube, em vídeo postado aqui no blog, a partir de 14h30 deste sábado.

Comentários

  • É maravilhoso ver os protótipos nacionais andando na frente dos fantásticos GT importados, e a corrida logo mais tarde promete.

    A televisão já está reservada no YouTube para a tarde de hoje.

    :-)

  • Qual o peso e potência do carro que fez a pole este fim de semana? Lembro que os LMP2 de 2014 tinham cerca de 900kg e 450hp, é isso?