24h de Spa: começam atividades de pista na Bélgica

24H-spa-2018-mardi-341
Darren Burke fez o melhor tempo do Bronze Test para as 24h de Spa-Francorchamps (Foto: Dereck Latet)

RIO DE JANEIRO – A 70ª edição das 24h de Spa-Francorchamps está, oficialmente, iniciada. Nesta terça-feira, foram abertos os trabalhos pelo circuito de 7,004 km de extensão para os pilotos com graduação bronze e/ou pilotos prata que jamais tenham disputado a prova anteriormente.

Somente os carros das classes Pro-Am (com pilotos bronze) e Am Cup – sem contar a National Class, autorizada para disputar a corrida belga sem contar pontos para o Blancpain Endurance e também para o Intercontinental GT Challenge – puderam andar. Foram 25 dos 63 carros a participar da prova do fim de semana percorrendo alguns quilômetros de treinos, já que a Mühlner Motorsport não vai mesmo fazer parte do evento. Em outras épocas, a SRO permitiu que estreantes mais graduados pudessem treinar, mas as regras mudaram.

Duas Mercedes-AMG GT3 lideraram a folha de tempos: o britânico Darren Burke, inscrito no carro #49 da RAM Racing junto ao piloto da ABB FIA Fórmula E Felix Rosenqvist e aos pilotos do WEC Euan Hankey e Salih Yoluç, foi o mais rápido com 2’21″403, meio segundo à frente do #175 da equipe SunEnergy1 Racing, do australiano Kenny Habul, partilhado também pelo austríaco Martin Konrad.

Rinat Salikhov levou a Ferrari #333 da Rinaldi Racing ao terceiro posto, seguido por Nick Leventis na Mercedes-AMG #42 da Strakka Racing. O Bentley Continental de Derek Pierce e Rob Smith ficou com o quinto tempo e a Target Racing fechou o top 6 com a Lamborghini Huracán guiada pelo italiano Stefano Costantini.

O veterano Riccardo Patrese, de 64 anos, pôde entrar na pista no Bronze Test, dividindo os trabalhos durante as três horas de treino com o francês Loïc Depailler. O antigo piloto da Fórmula 1, que ainda terá Bertrand Baguette e Estebán Guerrieri como parceiros, anotou o 17º melhor tempo – 2’24″724, mais de três segundos atrás do tempo de Darren Burke.

24H-spa-2018-mardi-394
Vinte e cinco carros treinaram e a lista de inscritos, anteriormente com 68 carros e depois com 65, fechou mesmo com 63 carros para o evento (Foto: Dereck Latet)

Além da defecção da Mühlner, a lista de inscritos ganha mudanças de última hora: Tom Onslow-Cole substituirá Adam Christodoulou na Mercedes-AMG #5 da equipe Black Falcon, em razão da lesão sofrida por Christodoulou num acidente lá mesmo em Spa-Francorchamps, na rodada do British GT do último domingo. O britânico será o novo parceiro de Kriton Lenoudis, do português Rui Águas e de Saud Al Faisal.

O carro #51 da AF Corse também apresenta uma mudança de última hora: vetado por problemas médicos, Rino Mastronardi será substituído pelo compatriota Lorenzo Bontempelli.

Amanhã não haverá treinos – nesta quinta-feira, haverá quatro sessões, nos seguintes horários: Treino livre #1 às 11h45 locais (6h45 de Brasília); Pré-Classificação às 18h25 locais (13h25 de Brasília); Qualifying às 20h50 (15h50 de Brasília) e Treino noturno às 22h30 (17h30 de Brasília). A Super Pole está marcada para sexta-feira às 19h10 (14h10 de Brasília).

Comentários