MENU

26 de julho de 2018 - 17:47Blancpain Endurance Series, Intercontinental GT Challenge

24h de Spa: definidos os 20 carros da Super Pole; Walkenhorst é a melhor da quinta-feira

Walkenhorst-BMW-2018-Spa-24-Hours-Qualifying

A trinca Krognes/Eng/Blomqvist cravou a concorrência e levou a pole position provisória para as 24h de Spa-Francorchamps. A Super Pole é amanhã, 13h30 de Brasília

RIO DE JANEIRO - A 70ª edição das 24 Horas de Spa-Francorchamps já tem parte do grid de largada definida após esta quinta-feira de atividades intensas no circuito belga. Após o treino classificatório divivido em quatro partes – cada uma com 15 minutos – foram definidos os 20 carros que vão lutar na Super Pole em busca das principais posições de largada numa das maiores provas de Endurance do mundo.

Hoje, um total de 62 carros entrou no traçado para a definição das posições e a Walkenhorst Motorsport foi a surpresa absoluta no combinado das sessões: o carro #34 tripulado pelo norueguês Christian Krognes, pelo britânico Tom Blomqvist e pelo austríaco Philipp Eng fechou a atividade de pista com a melhor média – 2’19″155, 0″314 melhor que o Audi R8 LMS #25 da Saintèloc, a equipe que defende a vitória conquistada no ano passado. Esse carro terá a trinca Markus Winkelhock/Fréderic Vervisch/Christian Haase.

Outros três Audi R8 LMS ocuparam as posições seguintes, mostrando a força dos carros do construtor de Ingolstadt: a terceira posição coube ao #2 da WRT conduzido por Robin Frijns/Nico Müller/Rene Rast. Quarto colocado, o #1 de Dries Vanthoor/Christopher Mies/Alex Riberas foi o mais rápido numa única volta – 2’18″763, tempo de Vanthoor. A Land Motorsport fechou o grupo dos cinco carros mais velozes no combinado dos quatro treinos com 15 minutos de duração cada um.

O novo Bentley Continental da M-Sport ficou em 6º com a trinca Vincent Abril/Maxime Soulet/Andy Soucek, à frente da melhor Mercedes-AMG: Maro Engel/Yelmer Buurman/Luca Stolz passaram à Super Pole com o sétimo tempo, seguidos do Porsche 911 GT3-R do Team75 Bernhard, pela Ferrari 488 GT3 da SMP Racing e do Lamborghini Huracán #63 da GRT Grässer Racing Team. Ao todo, sete marcas diferentes no top 10, de um total de 13 presentes.

As outras equipes que passaram para a Super Pole são a R-Motorsport com o Aston Martin V12 Vantage #62; a AKKA-ASP com a Mercedes-AMG #88; a Manthey Racing e seu Porsche #911; a Mann Filter-HTP Motorsport com a Mercedes-AMG #84; a Emil Frey Racing e o Lexus #14; a Attempto Racing com seu Audi #66; o terceiro Audi da WRT, o #17 – que tem entre os pilotos o brasileiro Daniel Serra; o McLaren #58 da Garage 59; um segundo Lamborghini Huracán – o #82 – da GRT Grässer Racing Team e, por fim, a ROWE Racing com a BMW #99.

Mas mesmo que conquiste a pole, o Porsche #911 largará penalizado com um acréscimo de 10 posições: a direção de prova considerou que o veterano Romain Dumas desrespeitou as advertências que recebeu em Spa-Francorchamps e, por conta do acúmulo de reprimendas, a tripulação que tem ainda Fred Makowiecki e Dirk Werner vai ter um prejuízo a administrar. Também a Saintèloc começa penalizada: o carro #26 de Christian Kelders/Marc Rostan/Simon Gachet/Nyls Stievenart perde cinco posições no grid – como ficou em 52º na média, vai largar da 57ª colocação no sábado.

A Emil Frey Racing vai largar com seu Jaguar XKR G3 com o melhor tempo entre os carros da Silver Cup, da trinca Alex Fontana/Adrian Zaugg/Mikaël Grenier. Na Pro-Am, a RAM Racing alinha à frente da concorrência com a Mercedes-AMG #49 que será tripulada por Euan Alers Hankey/Salih Yoluç/Darren Burke/Felix Rosenqvist. A Garage 59 ficou com a melhor média entre os carros da subdivisão Am, com o carro #188 de Chris Goodwin/Chris Harris/Alexander West/Andrew Watson.

Rubens Barrichello e Felipe Fraga, mais o alemão Christian Vietoris, conduziram a Mercedes-AMG #44 da Strakka Racing ao 34º lugar na classificação. Estreante na disputa, Rubens fez o tempo de 2’21″378 e foi quase meio segundo melhor que Vietoris. Fraga foi o mais rápido do trio – 2’20″626. Já o Honda NSX GT3 de Riccardo Patrese/Loïc Depailler/Estebán Guerrieri/Bertrand Baguette não foi além do quadragésimo-nono tempo geral – nono na Pro-Am.

Além do Mercedes-AMG #6 da Black Falcon que bateu no treino livre de hoje cedo e sequer participou da classificação, outros dois carros tiveram problemas e vão largar no fim da raia: o Bentley #7 da M-Sport alinhado para Jordan Pepper/Steven Kane/Jules Gounon não foi à pista para o Q4 e o Aston Martin V12 Vantage #76 da R-Motorsport, da trinca formada por Nicki Thiim/Jake Dennis/Matthieu Vaxivière apresentou problemas mecânicos e vazou óleo no fim do Q3, acabando com o treino da trinca.

Mais tarde, o blog traz o resultado do treino noturno. A Super Pole será disputada amanhã a partir de 13h30 pelo horário de Brasília, com vídeo ao vivo aqui no blog.

4 comentários

  1. LUIS F BEZERRA disse:

    Amanhã o #1 leva a superpole. WRT sempre tem um ás na manga

  2. Antonio Vidal disse:

    Tá na hora da PORSCHE colocar o Romain Dumas na geladeira…é a terceira do ano que ele apronta…bateu em Nurburgring e acabou com as chances do RSR dele em Sarthe….
    Vem aí mais uma superstar prova de endurance e 24 horas são 24 horas…
    FORÇA PORSCHEEEE….!!!!

  3. edson disse:

    To vendo que o meu huracan 63 vem perdendo a força que tinha, espero que faça uma boa corrida ao menos, Cristian e um vampirinho nos sprint , nos endurance nem se fala, coitado de Bortollote , merecia um companheiro mais rapido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>