42 carros no retorno do ELMS às pistas

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RIO DE JANEIRO – Após as duas primeiras etapas em Paul Ricard e Monza, afora a disputa das 24h de Le Mans, o European Le Mans Series está de volta. No próximo dia 22, a competição regressa ao circuito do Red Bull Ring, em Spielberg, para confrontar suas três categorias – LMP2, LMP3 e LMGTE – no traçado de 4,326 km de extensão.

Um total de 42 carros, sendo 36 protótipos e seis modelos de Grã-Turismo, foi confirmado hoje para a disputa com quatro horas de duração.

LMP2 e LMP3 têm o mesmo número de inscritos – 18 em cada. Na classe principal de protótipos do ELMS, poucas mudanças verificadas em relação à corrida de Monza. Na IDEC Sport Racing, ainda está pendente a participação de Aurélien Panis no carro #27 junto a Erik Maris e Patrice Lafargue, em substituição a William Cavailhes. Outro francês não vai para esta corrida: a Graff, no carro que leva o nome da G-Drive Racing, terá apenas James Allen e José Gutiérrez na 3ª etapa do campeonato. Enzo Guibbert foi dispensado após às 24h de Le Mans.

A classificação do campeonato tem na dianteira os dois carros da TDS Racing, que se envolveram em polêmica desclassificação nas 24h de Le Mans e seriam, de acordo com Elton Julian da DragonSpeed, “fiscalizados” para o resto do campeonato. Andrea Pizzitola e Roman Rusinov comandam a tabela com 37 pontos e uma vitória em Monza, um ponto à frente do trio François Perrodo/Loïc Duval/Matthieu Vaxivière – que segundo a imprensa francesa fará sua última prova no ELMS neste ano. Faz sentido: após Silverstone, onde disputará a 3ª etapa da Super Season do WEC, o carro será despachado para Japão e China, onde correrá a perna asiática do Mundial de Endurance.

Norman Nato/Olivier Pla/Paul Petit, vencedores na estreia em Paul Ricard com a equipe Racing Engineering, também podem mudar a classificação do campeonato se terminarem à frente dos dois rivais, já que somam 35 pontos. Felipe Nasr estreou na categoria com um nono posto em Monza e retorna no Red Bull Ring junto aos companheiros de Cetilar Villorba Corse. O líder da IMSA ocupa a 15ª posição, com dois pontos.

Na LMP3, algumas ausências se fazem notar na lista de entradas: a 360 Racing, vice-líder entre as equipes, não terá James Swift junto a Terrence Woodward e Ross Kaiser no carro #6. Após dois abandonos consecutivos, a DKR Engineering não confirmou nenhum dos nomes anteriores para as 4h do Red Bull Ring, deixando a possibilidade de novos pilotos em aberto.

Na Inter Europol Competition, o italiano Guglielmo Belotti entra no carro #14 em substituição a Hendrik Still, que disputou a corrida de Monza. O veterano Alain Ferté vai andar no #19 da equipe M.Racing-YMR em substituição a Nicolas Ferrer. A Racing For Poland é a única equipe ausente em relação à última prova.

A classificação do campeonato aponta a liderança de Giorgio Mondini/Kay Van Berlo, somando 40 pontos contra 30 de Woodward/Kaiser/Swift e 25,5 de Job Van Uitert/Rob Garofall/John Farano. Os atuais campeões John Falb e Sean Rayhall dividem o 6º lugar com Kuba Smiechowski/Martin Hippe, com 20 pontos.

O plantel da GTE conta apenas com o regresso do norueguês Dennis Olsen ao carro #77 da Proton Competition e o veloz italiano Matteo Cairoli está de volta ao #88. De resto, é praticamente o mesmo contingente de carros e pilotos na etapa anterior – só em Paul Ricard é que dois carros aproveitaram a presença no Test Day do ELMS e do WEC para ganhar mais quilometragem e andar naquela pista.

Com 37 pontos, a trinca formada por Miguel Molina/Liam Griffin/Alex MacDowall comanda a classificação entre os pilotos, num campeonato de duas vitórias da Ferrari com seu modelo 488 GTE. Fabio Babini/Raymond Narac/Riccardo Pera estão em segundo na tabela com 31 e o 3º lugar é de Gianluca Roda e seu sobrinho, Giorgio Roda Jr., com 29.

O blog terá – como habitual – o vídeo com a transmissão ao vivo das 4h do Red Bull Ring.

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