Fim de invencibilidade da Gruppe M: Absolute e FFF Racing vencem em Suzuka no Blancpain GT Series Asia

Phoenix-Audi-Blancpain-GT-Asia-Suzuka-2018
Bandeirada da vitória para a Absolute Racing, com Martin Rump e Congfu Cheng vencendo pela primeira vez no Blancpain GT Series Asia em 2018

RIO DE JANEIRO – Acabou no fim de semana a invencibilidade da Gruppe M Racing: a equipe asiática, detentora das vitórias nas quatro primeiras provas do Blancpain GT Series Asia em Sepang e Buriram International, foi derrotada na 3ª rodada disputada sábado e domingo em Suzuka, no Japão.

Na prova #1, com seis marcas diferentes nos seis primeiros lugares após 28 voltas de corrida, a vitória ficou com a dupla pole position nos treinos classificatórios: o estoniano Martin Rump e o chinês Congfu Cheng, o “Frankie” derrotaram por apenas 0″870 o Porsche #911 da Craft-Bamboo Racing guiado por Shae Davies/Sandy Stuvik – melhor performance de ambas as duplas neste ano.

Dennis Lind/Martin Kodric conquistaram o 3º lugar com o Lamborghini Huracán da FFF Racing by ACM, resultado que ampliou a liderança provisória da dupla na classificação, antes mesmo do fechamento da rodada. Nick Foster e Leo Ye Hongli ficaram em quarto com a Ferrari #27 da HubAuto Corsa, com a Gruppe M amargando apenas o 5º lugar do #999 de Patric Niederhauser/Markus Pommer. Com o sexto lugar a bordo do Nissan GT-R Nismo GT3 da KCMG, Yukinori Taniguchi/Alexandre Imperatori ganharam na subclasse Pro-Am.

A classe GT4 também viu a primeira derrota do modelo Mercedes-AMG GT4 para a rival BMW: o #81 de Takayushi Kinoshita/Sunako Junukuchou derrotou o líder do campeonato Reinhold Renger, que dividiu a pilotagem com o local Ryuchiro Ohtsuka. Max Chen/Ken Urata fecharam o pódio na divisão.

FFF-Lambo-Blancpain-GT-Asia-2018-Suzuka
Martin Kodric e Dennis Lind venceram a prova #2 da rodada dupla japonesa e seguem líderes do campeonato, que segue em Fuji neste mês de julho

E neste domingo especialmente quente na tradicional pista de Suzuka, a dupla Lind/Kodric foi perfeita com o #19 da FFF Racing by ACM ao vir da 5ª posição do grid liderado pela Ferrari de Ye Hongli/Foster. Com a primeira vitória na geral, a dupla se consolidou na liderança do campeonato, somando 94 pontos contra 75 de Patric Niederhauser e 66 de Rump/Congfu Cheng – que não pontuaram.

A corrida foi um pouco mais complicada que a da véspera, por conta de um longo Safety Car. Por isso a disputa foi encerrada com 25 voltas. E quem deu show na pista de Suzuka foi a dupla formada por Florian Strauss/Edoardo Liberati, que veio de um modesto 15º lugar num grid de 31 carros para conquistar a segunda colocação. Niederhauser/Pommer salvaram o domingo numa prova com quatro marcas diferentes no top 6 final. Na Pro-Am, levaram Hiroshi Hamaguchi/Marco Mapelli, que fecharam em quarto lugar.

As equipes Mercedes deram o troco após a derrota no sábado e ganharam na GT4, conquistando todos os lugares do pódio. Renger/Ohtsuka levaram os pontos da vitória e o alemão segue firme como o líder da classificação. Ringo Chong/Gilles Vannelet ficaram com o segundo posto e a terceira posição, estreando carro novo nesta rodada, foi dos atuais campeões Frank Yu/Jean-Marc Merlin. A Craft-Bamboo Racing, mesmo sendo cliente Porsche na divisão GT3, resolveu alinhar uma Mercedes para sua dupla, que está em 3º lugar na tabela com 79 pontos, bem atrás do líder Renger que soma 133 e dos vice-líderes Chong/Vannelet, que têm 94.

A próxima prova do campeonato será também no Japão, nos dias 21 e 22 deste mês em Fuji.

Comentários