Imagem da semana

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RIO DE JANEIRO – No clique do gigante Jean-François Galeron, um registro histórico: o duplo sorriso das famílias Piquet e Alesi no pódio da GP3 Series em Silverstone, neste domingo.

Quando chegou à Fórmula 1 em 1989 e imediatamente tornou-se uma atração, Jean Alesi quebrou um tabu pessoal de Nelson Piquet, tornando-se amigo do tricampeão mundial – que não morria de amores pelos franceses.

Possivelmente, tenho quase certeza disso, porque Alesi tem sangue italiano – é filho de sicilianos. E os tiffosi o chamavam de “Giovanni Alési”, caprichando na pronúncia do sobrenome.

Jean não se esqueceu disso e batizou seu filho, que na foto está de macacão vermelho, como Giuliano (escrevi Giovanni, desculpem!), nome que guarda um quê de Itália. E o sorriso escancarado do velho Nelsão se justifica pela vitória de ponta a ponta do rebento Pedro, que comeu o pão que o diabo amassou na Fórmula 3 europeia e começa o crescimento gradual na categoria preliminar da Fórmula 1.

É importante para os dois herdeiros desempenhar um belo papel diante dos chefões das grandes equipes. Com a categoria cada vez mais restrita, com menos escuderias, é importante aliar talento e competência para cair nas graças de alguém influente. Sem falar o indispensável apoio financeiro, já que correr lá fora nunca foi barato.

A mistura de gerações dos sobrenomes Alesi e Piquet merece a citação no blog como a imagem da semana.

Comentários

  • Pedro Piquet na FIAF3 foi tenebroso, aliás, boa parte desse grid atual da GP3 não impressionaram na F3, o que torna esse o campeonato tecnicamente mais fraco em anos. Estar na briga pelo top3 é condição para esse pessoal aí pleitear uma subida para a F2.

    • Em defesa do Pedro Piquet, há que se dizer que ele não se adaptou aos pneus da coreana Hankook. Piloto tem disso também, sabia? E a construção dos Pirelli da GP3 é muito parecida com a dos compostos com os quais ele lidou na Fórmula 3 brasileira.

      Meter o pau porque o grid atual é “tecnicamente fraco” é fácil. Difícil é buscar razões e porquês para um piloto não dar certo no campeonato X e se dar bem no campeonato Y.

      • Não é questão de meter o pau em piloto Mattar, é constatar um fato do atual grid da categoria. De cabeça, só pra citar alguns. Mazepin, Tveter, Calderon, Kari. Piloto bom não tem esse mimimi de não se adaptar a pneu x, ficou dois anos lá, é o resultado foi o mesmo. De toda forma acho louvável a recuperação, andar na frente e de forma constante é muito bom, talvez isso que estivesse faltando

  • Oi, beleza de trabalho! Concordo plenamente com sua resposta. Como dizia o Tom no Brasil ser sucesso é sinônimo de ser canalha.

    Se não for pedir demais, quanto custa uma temporada anual na GP3?

    Abraço cordial,

    MAM

  • Além de ter tido problemas com os pneus, acho que vale lembrar que a equipe pela qual ele correu não fez nenhum campeão na F3, mesmo contando com Verstapen e Leclerc

  • COMECEI A GOSTAR DE FORMULA 01 DEVIDO A PIQUET,,QUANDO SENNA SURGIU N CONSEGUIA SENTIR A MESMA EMOÇAO,,,POIS ERA PIQUET QUE MEXIA COM A MINHA EMOÇÃO ,, QUANDO NELSON ANGELO SURGIU CRIEI UMA GRANDE EXPECTATIVA,,,SERIA COMO SENTIR A MESMA EMOÇAO DO PASSADO,,MAS NA FORMULA 1 N VINGOU E FOI UMA FRUSTRAÇAO,,,AGORA VEJO ESSE RAPAZ SURGINDO,,,,,, TENDO MUITA DIFICULDADE MAS AO MESMO TEMPO DEMONSTRANDO EVOLUÇÃO,,,, ESSA VITORIA VEIO NOS DAR UMA NOVA ESPERANÇA,,,É INJUSTO JULGAR,,ESSE LANCE DOS PNEUS EU N SABIA ,,,ANTES DE COMEÇAR A GP3 VI NELSAÕ FALANDO(PEDRO É MUITO RAPIDO MAS PRECISA SER AGRESSIVO SE N MELHORAR ESSE ANO ESQUECE),,,ASSIM COMO TEM PILOTOS QUE COMEÇAM BOMBANDO E N VINGAM,,,, PODEM SURGIR PILOTOS QUE NECESSITAM DE UM PROCESSO MAIS GRADATIVO DE ADAPTAÇAO PRA ALCANCAR A MATURAÇAO,,, ACREDITO QUE ELE TEM TALENTO MAS PRECISA SER LAPIDADO,DNA DE CAMPEAO TEM,