Le Mans Classic: um espetáculo!

RIO DE JANEIRO – O público se deliciou – e foi maior do que nunca. O Automobile Club de l’Ouest (ACO) registrou a passagem de 135 mil espectadores, recorde absoluto, pelas roletas do Circuit de La Sarthe para acompanhar neste fim de semana o Le Mans Classic em sua edição 2018, num evento perfeito sob todos os aspectos.

Nesse autêntico desfile de nostalgia, tivemos mais de 200 carros divididos em seis categorias com três baterias disputadas por todos os inscritos, separados por suas épocas de construção e aparição nas pistas. Sem contar que havia eventos específicos para os maravilhosos Esporte-Protótipos do Grupo C e de modelos Jaguar e Porsche.

O modelo mais velho era o Chenard & Walcker semelhante ao primeiro carro vencedor da história, em 1923 – só que do ano seguinte. E os mais “novinhos”, podemos dizer assim, a riscar o asfalto do lendário circuito de 13 km de extensão, são de 1981, quando o escriba aqui tinha apenas dez anos.

Essa viagem no tempo contou com a participação de diversos entusiastas dos carros antigos, pilotos diletantes, ex-pilotos como a lenda Henri Pescarolo, que aos 75 anos andou no mesmo Inaltera GTP com que disputou a corrida de 1976 e um brasileiro – Carlos Monteverde figurou no galardão dos que venceram o Le Mans Classic 2018, com um Jaguar D-Type de 1955, na classe 2.

Comentários