Oficial: o percurso do Dakar 2019

13206

RIO DE JANEIRO – Depois de tantos problemas para definir o Rali Dakar 2019, a Amaury Sports Organisation (ASO) anunciou no último dia 18 o percurso da edição que – de forma inédita – vai ser disputada num único país. O Peru assumiu o desafio de sediar o maior evento off-road do planeta, que por conta das conjumerências, como dizem os mineiros, terá onze dias e apenas 10 etapas.

O que não significa que não deixará de haver desafios: 70% do percurso que contemplará 3.000 km cronometrados de um total de cerca de 5.000 km percorridos, será em dunas, o que deve representar o maior obstáculo para todos os competidores que têm o objetivo de vencer o maior Rali do planeta.

A organização também bateu o martelo e teremos duas especiais no modo Maratona, sem assistência remota das equipes, que seguirão com seus bivouacs em Arequipa, enquanto – como mostra a ilustração deste post – motos e quads vão para Moquegua (uma das novidades do percurso em território inca) e os demais veículos seguem para Tacna, retornando posteriormente para Arequipa.

Basicamente, o Dakar 2019 vai gravitar na parte sul do território peruano em seis cidades: a capital Lima, Pisco, San Juan de Marcona, Arequipa, Tacna e Moquegua. A primeira etapa é no dia 7 de janeiro, que será uma segunda-feira, com largada promocional no domingo anterior. O dia de descanso será um sábado e, de forma inédita também, o evento vai terminar numa quinta-feira.

Aguardemos que os brasileiros confirmem participação e que o Fox Sports possa mais uma vez exibir o evento com exclusividade aqui no país.

 

Comentários