Recorde de inscritos para a etapa de Fuji do Blancpain GT Series Asia

Race-Start_AF8I4217-696x464
O Blancpain GT Series Asia chega a Fuji com o maior grid do ano: 33 carros vão disputar a quarta rodada da temporada 2018

RIO DE JANEIRO – A quarta rodada do Blancpain GT Series Asia não é apenas o início da segunda metade do campeonato, como também é o evento que registra o maior número de inscritos da temporada: um recorde de 33 carros foi atingido para a corrida que acontece neste fim de semana no Fuji Speedway, no Japão.

Pela pista de 4,563 km de extensão vão desfilar nada menos que 26 bólidos inscritos na classe GT3 e os demais na GT4, que vem concentrando a animação entre as equipes que alinham os modelos Mercedes-AMG GT4 e BMW M4 GT4.

O panorama na GT3 é diferente. É verdade que a Gruppe M Racing venceu as quatro primeiras provas com vários pilotos inscritos em seus carros, mas ninguém disparou na classificação e isso é muito significativo. A dupla formada pelo croata Martin Kodric e pelo dinamarquês Dennis Lind defende sua liderança na tabela com 19 pontos de vantagem sobre o suíço Patric Niederhauser na classificação geral – além de comandarem a pontuação na divisão Silver Cup.

Para a prova #1 do fim de semana, Kodric/Lind carregam um handicap de 15 segundos adicionais na parada de box, por conta da vitória na última etapa em Suzuka. Edoardo Liberati/Florian Strauss foram contemplados com 10 segundos extras e Patric Niederhauser/Nico Bastian vão com cinco.

Nas demais classificações do campeonato, Hiroshi Hamaguchi/Marco Mapelli, companheiros de Kodric e Lind na equipe FFF Racing Team by ACM, lideram a subclasse Pro-Am com 110 pontos após a rodada de Suzuka, enquanto Takuya Shirasaka/Naoto Takeda, da KCMG Racing, comandam com folga na classe Am.

Entre os 33 inscritos, há algumas novidades: a Ferrari #8 da ARN Racing volta a ser inscrita na Pro-Am por conta da presença de Kota Sasaki junto a Hiroaki Nagai. Alexandre Imperatori continua no #18 da KCMG Racing em substituição a Tsugio Matsuda, enquanto na HubAuto consta o nome de Jono Lester ao lado de Nick Foster na Ferrari #27, até então dividida com Leo Ye Hongli.

Confirmado para Suzuka, mas depois ausente, Davide Rigon está na entry list com o carro #28 da mesma HubAuto, enquanto as equipes EBI e D’Station Racing, ambas inscritas com o modelo Porsche 911 GT3-R, aproveitam para fazer mais uma prova no Blancpain GT Series Asia.

Após a ausência em Buriram e Suzuka, a Arrows Racing retorna com seu Honda NSX GT3, enquanto a CarGuy, outra equipe que começou com esse modelo no início do campeonato, vai com dois bólidos diferentes – uma Ferrari 488 GT3 para a dupla Wei Xu/Naoki Yokomizo e um Lamborghini Huracán para Kei Cozzolino/Takeshi Kimura.

Já a APJ Motorsports estreia mais um Huracán com a dupla japonesa Daisuke Yamawaki/Kouichi Okumura, enquanto no #390 da Saccess Racing o experiente Naoki Yokomizo será substituído por Ken Seto, ao lado de Tamotsu Kondo.

Na divisão GT4, o panorama do campeonato após seis provas e três rodadas aponta Reinhold Renger como líder do campeonato, somando 133 pontos contra 94 de Ringo Chong/Gilles Vannelet e 79 dos campeões do ano passado, Frank Yu/Jean-Marc Merlin, que na rodada passada estrearam uma Mercedes-AMG GT4. Só que a equipe Craft-Bamboo Racing não vai disputar a etapa de Fuji, deixando assim as coisas ainda mais fáceis para os dois primeiros na classificação.

Renger, que correrá mais uma vez com o japonês Ryuchirou Ohtsuka, vai levar 15 segundos de handicap para a prova #1 do fim de semana, enquanto Chong e Vannelet terão acréscimo de 10 segundos no pit stop. O terceiro handicap seria de Yu/Merlin, mas não será utilizado. Quatro construtores estarão representados no grid: Porsche, Mercedes-AMG, McLaren e BMW.

A definição do grid de largada para as duas provas será no sábado a partir de 11h25, hora local – com a diferença de fuso horário entre Brasil e Japão, será às 23h25 de sexta-feira, com transmissão ao vivo aqui no blog. A prova #1 de sábado larga às 15h10 locais, 3h10 de Brasília. E no domingo, a prova #2 é às 13h05 no Japão, 1h05 da madrugada de sábado para domingo aqui no Brasil. Tudo com streaming ao vivo aqui no A Mil Por Hora.

Comentários