MENU

27 de julho de 2018 - 19:07Memorabilia, Vídeos

Vídeos históricos – a estreia da Grand Prix Masters (2005)

RIO DE JANEIRO - Durou apenas três corridas. Mas um travo de nostalgia fez marejar muito olho e emocionar os fãs que viram os ídolos do passado, mais velhos e com certeza grisalhos (alguns calvos) de volta às pistas com carros idênticos. Foi a Grand Prix Masters, ideia que trouxe de volta pilotos da Fórmula 1 que não estavam mais na ativa. Ao todo, foram 18 nomes que aceleraram os bólidos pelo menos uma vez – entre eles, três campeões mundiais: Emerson Fittipaldi, Alan Jones e Nigel Mansell. Sem contar outros bons nomes dos anos 1970/1980 e até da década de 1990.

Os carros da Grand Prix Masters foram construídos pela Delta Motorsport, inspirados nos Reynard e equipados com propulsores iguais, da Nicholson-McLaren Engines, com base no Cosworth da Fórmula Indy. Tinham 650 cavalos a 10.400 rotações por minuto. Os “coroas” podiam pisar à vontade que os bólidos passavam fácil dos 300 km/h.

Nigel Mansell venceu duas das três corridas disputadas – a inaugural e a de Losail, disputada em 2006. Eddie Cheever, um dos únicos que ainda se encontrava vez ou outra a bordo de um carro de corrida naqueles tempos, venceu a prova disputada em Silverstone no dia 13 de agosto. Quando já havia planos em andamento para a realização de três corridas em 2007, a Delta Motorsport teve falência declarada e a Grand Prix Masters chegou ao seu fim.

Veja – ou reveja – a corrida de Kyalami aqui no blog, no vídeo abaixo.

4 comentários

  1. Davi de Oliveira disse:

    Essa categoria foi mto bacana. O SBT passou as corridas, com Odinei Edson na narração.

    Fiquei mto triste quando soube que não teria mais essas corridas.

  2. pedro araujo disse:

    Oi, Mattar e pessoal!

    um off topic pra vocês (mandei pro Gomes também)

    https://racemotor.com.br/2018/07/27/exclusivo-obras-avancam-no-autodromo-potenza/

    http://hojeemdia.com.br/esportes/lima-duarte-na-zona-da-mata-ganha-em-2019-circuito-para-carros-e-motos-1.643213

    A cidade é bem mais perto de você aí do Rio do que da turma daqui de Belo Horizonte…

  3. Leandro disse:

    Muito bacana, quando soube da categoria ela já havia encerrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>