BoP favorece Aston Martin para as 6h de Silverstone

MOTORSPORT : FIA WEC - 24 HOURS OF LE MANS (FRA) ROUND 2 06/10-17/2018
Com o modelo mais lento entre os LMGTE-PRO nas duas primeiras provas do campeonato, a Aston Martin Racing espera que o BoP das 6h de Silverstone lhe seja favorável

RIO DE JANEIRO – Dois fabricantes têm mudanças no Boletim de Performance (BoP) publicado nesta segunda-feira para as 6h de Silverstone do próximo fim de semana. Na 3ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance, Aston Martin e Ferrari vão com alterações de potência para tentar diminuir a perda de performance em relação a Ford, Porsche e BMW na pista de Silverstone.

O Aston Martin Vantage AMR é o carro que até agora vem tendo mais problemas para andar no mesmo ritmo dos adversários. Quase não teve quebras – os carros conseguiram um quinto, um sexto e um sétimo lugares nas duas provas iniciais – mas o modelo é muito lento em ritmo de classificação. Para esta corrida, a FIA e o Comitê de Endurance autorizaram um ganho de 0,06 bar de pressão no boost do turbo, na faixa útil entre 4000 e 7200 rpm. Por conta desse aumento de potência, o tanque do carro também ganhou em capacidade, subindo de 98 litros  em La Sarthe para 103 na Inglaterra.

A Ferrari 488 GTE EVO tem um ajuste mínimo – 0,01 bar de pressão do boost do turbo, na faixa útil entre 4000 e 7000 rpm. São as únicas modificações propostas em relação ao BoP anterior (e vale observar que houve ainda uma tabela extra para as 24h de Le Mans). Na LMGTE-AM, não haverá qualquer tipo de mudanças.

O Fox Sports 2 vai transmitir neste domingo as 6h de Silverstone. Horários ainda por confirmar. Quando houver a confirmação, prontamente aviso aqui no blog.

Comentários

  • Rodrigo, uma pergunta de quem não acompanha direito as provas de GT: como, ou melhor, quando é realizado os BoP. A cada prova? Em datas pre-estabelecidas? Quando alguém começa a reclamar que está ficando pra trás? Eu sempre achei que era realizado na pré-temporada e valeria para o ano todo, exceto em situação muito excepcional.

    • Tudo bem, Luiz? Obrigado pela pergunta.

      Vamos lá… o primeiro BoP é aplicado na pré-temporada, após o teste coletivo de Paul Ricard e depois sofre mudanças (ou não) a cada prova.

      Para buscar equilíbrio entre os construtores, é feita essa adequação na tabela de desempenho dos carros. As modificações possíveis são na entrada de ar dos motores, no boost do turbo, no peso mínimo e também na capacidade do tanque de combustível.