MENU

23 de agosto de 2018 - 17:58Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (412)

jb-fia-gt-1998-suzuka-05

RIO DE JANEIRO - Neste domingo acontece a 3ª etapa do Intercontinental GT Challenge – as 10h de Suzuka marcam a primeira corrida internacional de Grã-Turismo no circuito japonês depois de muito tempo.

A prova foi substituída no calendário do Super GT por um evento do campeonato gerido pela SRO de Stéphane Ratel, pondo fim aos 1000 km – tradicional formato que recebeu provas do Grupo C e também do FIA GT.

E foi esta última categoria que fez a derradeira prova internacional de 1000 km de Suzuka em 1998, exatamente num dia 23 de agosto. Largaram 31 carros para aquela disputa – sexta de um calendário de 10 corridas – com a participação de diversas equipes locais.

Mas foram os carros do Mundial que tiveram a melhor performance na pista: as Mercedes-Benz CLK LM dominaram os treinos classificatórios, com a dupla Bernd Schneider/Mark Webber (foto acima) conquistando a pole position com o tempo de 1’52″580 – praticamente um segundo abaixo do carro de Ricardo Zonta/Klaus Ludwig. A pole da GT2 foi do Marcos LM 600 de Harald Becker/Cor Euser/Christian Vann.

Com 171 voltas percorridas pelo circuito em pouco mais de 5h48min de prova, Schneider e Webber venceram com duas voltas de avanço para Zonta e Ludwig. O pódio geral teve ainda a trinca Allan McNish/Stéphane Ortelli/Yannick Dalmas, com o Porsche 911 GT1-98 oficial de fábrica.

Na GT2, ganhou o Viper da equipe Oreca conduzido por Pedro Lamy/Olivier Beretta/Dominique Dupuy, com pódio ainda formado por Karl Wendlinger/Justin Bell/Hideshi Matsuda no segundo Viper do time de Hughes de Chaunac e o Marcos de Becker/Euser/Vann.

Em tempo: no fim das contas, Zonta e Ludwig conquistariam o título, atropelando os companheiros de equipe (e rivais) nas três últimas etapas do campeonato.

Há 20 anos, direto do túnel do tempo.

5 comentários

  1. Fernando disse:

    Olha, dificil existir carros mais bonitos do que existia nessa leva da GT1

  2. Renan Farias disse:

    Essa corrida foi exatamente na data que eu nasci!!! kkkk

  3. Matheus disse:

    Curioso como o 911 GT1 de 1998 por vezes é considerado o “piorzinho” dos carros de corrida “top tier” da história da Porsche – até por não ter levado nenhum 1º lugar no campeonato de 98 -, mas… venceu onde mais importava e cravou os pneus na história.

  4. Fernando Matias disse:

    Assisti essa prova mês passado, muita coincidência!
    Teve um NSX que correu junto dos GTS.
    Zonta não venceu a prova devido a um toque infantil no Porsche de McNish durante uma disputa por posição, o escocês ficou atolado na caixa de brita e precisou de auxílio dos fiscais pra sair de lá. Zonta levou uma punição que o fez despencar e até mesmo fora ultrapassado por McNish.
    Bons tempos!

  5. Glauco Tavares disse:

    Este CLK é certamente um dos carros mais belos (e insano) de todos os tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>