ELMS: pole surpresa da Panis-Barthez em Silverstone

MOTORSPORT : EUROPEAN LE MANS SERIES - ROUND 4 - 4 HOURS OF SILVERSTONE (GBR) 08/17-19/2018
Graças a uma ótima volta no treino oficial, a Panis-Barthez Competition conquistou a pole para as 4h de Silverstone. A quarta etapa do ELMS é neste sábado. O blog transmite ao vivo

RIO DE JANEIRO – Parecia favas contadas a contar pelos treinos de ontem que a G-Drive Racing conquistaria a pole para as 4h de Silverstone, a quarta etapa do European Le Mans Series (ELMS). Só que não: a Panis-Barthez Competition, associação entre o antigo piloto de Fórmula 1 Olivier Panis e o ex-goleiro da seleção francesa Fabien Barthez acabou por roubar o protagonismo na manhã deste sábado.

E graças a Will Stevens, de curta passagem pela categoria máxima, o carro #23 que terá ainda a bordo os franceses Timothé Buret e Julien Canal levou o melhor tempo da sessão de classificação e o ponto extra da pole com o tempo de 1’43″690. Uma ótima volta, superando em nada menos que 0″736 a marca de Jean-Éric Vergne a bordo do Oreca #26 da G-Drive Racing, líder do campeonato.

A segunda fila do grid terá a DragonSpeed com seu protótipo #21 guiado por Ben Hanley no treino classificatório e a Duqueine Engineering, graças a Nico Jamin. O outro protótipo da G-Drive Racing – este assistido pela Graff Racing – ficou em quinto com James Allen e a IDEC Sport fechou os seis primeiros com Paul-Loup Chatin.

O melhor Dallara, contrariando as expectativas, foi o carro da High Class Racing, com a sétima colocação. O que se aguardava era Felipe Nasr mais à frente por conta do 3º lugar no segundo treino livre e o brasileiro não encaixou uma volta capaz de se qualificar mais à frente no grid. A Cetilar Villorba Corse alinha da décima-quarta posição.

Na LMP3, outra surpresa: a Eurointernational superou as equipes da casa, tidas como favoritas à conquista do melhor tempo, e levou o ponto extra da pole com Mattia Drudi marcando a melhor volta por apenas 0″046 de diferença em relação ao carro da 360 Racing, guiado por Ross Kaiser. A United Autosports, atual campeã da categoria, teve por duas vezes o melhor tempo em mãos – primeiro com Matt Bell e depois com Sean Rayhall. Acabou com a segunda fila da divisão.

O melhor dos não-Ligier, o Norma M30 da Ultimate Racing, ficou em quinto a meio segundo da pole, antecedendo a RLR MSport e o carro guiado por Job Van Uitert. Ele e os companheiros de equipe Rob Garofall e John Farano defendem a liderança do campeonato neste sábado.

Entre os LMGTE, a Porsche confirmou o favoritismo e fez os três primeiros postos do pelotão de sete bólidos: o norueguês Dennis Olsen conquistou a pole position com o #77 da Proton Competition, marcando 1’58″704 para superar o companheiro de equipe Matteo Cairoli por somente 0″060. Na verdade, a melhor volta do treino foi de Matt Griffin, da Spirit of Race – mas a volta do irlandês foi anulada por constantes abusos de limite do traçado.

Dessa forma, os bólidos da casa de Stuttgart comemoraram as três primeiras posições, já que Ben Barker levou o #86 da Gulf Racing UK à terceira posição, seguido pela Ferrari #66 da JMW Motorsport. A Spirit of Race ficou em quinto, seguida pela Ebimotors no quarto Porsche inscrito e pela Krohn Racing, que fecha a raia e o pelotão de 41 carros.

As 4h de Silverstone começam hoje às 10h30 de Brasília, 14h30 locais – com transmissão ao vivo aqui no blog.

Comentários