IMSA: equipe campeã de 2017 é a mais rápida da sexta-feira em Road America

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Jordan Taylor foi o mais rápido dentre os pilotos da IMSA nesta sexta-feira em Road America. A corrida é domingo, com transmissão em VT no Fox Sports 2 (Foto: WTR/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – Campeã da última temporada do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, a Wayne Taylor Racing acaba de fechar a sexta-feira de treinos livres para a 9ª etapa da temporada com a melhor volta do dia no circuito de Road America, em Elkhart Lake. O Cadillac DPi-V.R #10 da dupla Renger Van der Zande/Jordan Taylor foi o mais rápido na segunda sessão pelo circuito de 4 milhas de extensão, com o tempo de 1’52″402 – quase seis décimos abaixo da pole position conquistada pela escuderia nessa mesma pista ano passado e, portanto, novo recorde extra-oficial para a categoria.

O tempo de Jordan Taylor no FP2 superou o do Mazda RT24-P DPi de Oliver Jarvis e Tristan Nunez, que mais cedo também andou abaixo de 1’53” e foi o mais veloz do primeiro treino. No combinado das duas sessões, o Acura ARX05 DPi do Team Penske guiado por Dane Cameron/Juan Pablo Montoya ficou com a terceira posição, seguido por Simon Trummer/Robert Alon num dos Oreca LMP2 da JDC-Miller Motorsports e pelo Nissan Onroak DPi de Scott Sharp/Ryan Dalziel.

Os treinos tiveram um susto logo de saída: mais cedo, o carro #22 de Pipo Derani/Johannes Van Overbeek pegou fogo, com o brasileiro dentro do cockpit. O incêndio foi controlado e a equipe, para avaliar os danos no protótipo e consertá-lo, não mandou o bólido de volta à pista. Vencedor lá mesmo em Road America no ano passado, Pipo perdeu horas importantes de ajustes e acertos junto à Tequila Patron ESM, que vive uma fase repleta de percalços.

Hélio Castroneves e seu parceiro Ricky Taylor completaram 37 voltas ao longo dos dois treinos e a volta mais rápida foi 1’53″287, indicando que ainda há um longo caminho a ser percorrido em relação ao desempenho do outro carro do time de Roger Penske. Já o Cadillac do líder Felipe Nasr e de seu parceiro Eric Curran foi ligeiramente melhor – com 41 voltas percorridas ao longo da sexta-feira, eles saíram da pista com um tempo razoável – 1’52″957, oitavo mais rápido no agregado dos treinos.

Na GTLM, Ford e Porsche lideraram a folha de tempos, porém ainda um pouco longe da pole position do ano passado. Dirk Müller foi o mais veloz do dia com o carro #66, marcando 2’03″716, superando por apenas 0″079 a BMW M8 GTE conduzida por Connor de Philippi. Richard Westbrook e Jesse Krohn completaram os pares de ianques e bávaros com os quatro melhores tempos. A Porsche foi a mais rápida pela manhã, com Patrick Pilet marcando 2’04″082.

E na GTD, que viu seu plantel reduzido a 12 carros por conta da desistência da Wright Motorsports (na Prototype, a Performance Tech também fez forfait e o total de carros inscritos baixou para 33), Andy Lally e seu parceiro John Potter foram os mais velozes do dia nas duas sessões com o Audi R8 LMS da Magnus Racing – 2’06″816 foi a melhor volta, apenas 0″039 mais rápida que o Porsche da Park Place Motorsports guiado por Patrick Lindsey. Kyle Marcelli foi o terceiro, seguido por Alessandro Pier Guidi e Madison Snow – cinco carros de cinco times diferentes nas cinco primeiras posições: Audi, Porsche, Lexus, Ferrari e Lamborghini.

O brasileiro Oswaldo Negri conseguiu o tempo de 2’07″344 com a Ferrari #51 da Squadra Corse Garage Italia que dividirá com Francesco Piovanetti – sétimo tempo do FP2, que esteve desfalcado da Mercedes-AMG da equipe Riley Technologies, por conta de um acidente na curva 8, que destruiu o carro #33 de Jeroen Bleekemolen/Ben Keating. A equipe tem um monobloco reserva e vai preparar o carro a tempo para tentar voltar à pista amanhã.

Os treinos livres têm sequência com a 3ª sessão amanhã às 9h55 locais (11h55 de Brasília). A definição do grid começa às 13h35 em Road America (15h35 de Brasília) – com transmissão no site oficial da IMSA – e a corrida, que será exibida na íntegra após a Nascar em Watkins Glen, tem largada às 14h35 locais (16h35 de Brasília) neste domingo.

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