O horror! (1)

https://www.youtube.com/watch?v=lV0f5lZW96k

RIO DE JANEIRO – Que troço mais pavoroso esse acidente do Robert Wickens no início das 500 Milhas de Pocono, disputadas hoje na Pensilvânia… um acidente terrível sobre todos os aspectos.

Só nos resta torcer para que o piloto canadense da Schmidt-Peterson Motorsports saia dessa sem muitas lesões sérias. Vivo nós sabemos que ele está. O problema é a parte física agora.

Em tempo: a corrida recomeçou após uma longa bandeira vermelha – instalaram, pasmem, uma tela de galinheiro no local do alambrado destruído no impacto – e a vitória foi de Alexander Rossi, da Andretti. Faltam três provas para o fim do campeonato.

Comentários

  • Espero que o Alonso não repense sua ida para a Indy em 2019 por causa desse acidente. Espero também que o Robert Wickens se recupere logo.

  • Quando comecei a assistir a corrida, já estava em bandeira vermelha por conta desse acidente. Muita sorte ele ter escapado dessa vivo, não tem como não lembrar do Dan Wheldon.
    Apesar de achar louvável o esforço para reconstruírem a cerca, tudo foi por demais improvisado e realmente, como falado durante a transmissão do Bandsports, a estrutura da cerca parece bem judiada.
    Não sei se o acidente ajudou para tal, mas a corrida foi horrível, modorrenta, não aconteceu absolutamente nada e parecia que as 200 voltas não acabavam nunca. Torcer para que o canadense saia dessa bem.

  • Observando com calma as imagens, acho que o Wickens saiu do carro andando segurando a mão, como a transmissão estava enchendo linguiça, não perceberam, mas mesmo tomara que se recupere.

    Taí uma pista que não correria de formula, prefiro que corram em Michigan, Fontana, Cleveland, Nashville ou qualquer outra…

  • Nas duas configurações aerodinâmicas anteriores, os carros da Indy tinham proteções atrás do eixo traseiro que, em conjunto com a asa dianteira mais larga, limitavam as chances dos carros decolarem.

    Era feio e não eliminava completamente a possibilidade de decolagem – vide Scott Dixon na Indy 500 do ano passado -, mas no caso do Wickens dá a impressão de que o estrago seria muito menor.

    • Se a indy resolver eliminar o uso do efeito-solo em seus carros(sim, ela ainda usa o efeito-solo), risco de novas decolagens diminuem bastante.

      • O grande problema é que o uso do efeito solo é a maior tendência nas categorias top hoje em dia. De quando em quando lemos em algum lugar que alguma categoria irá priorizar o parte debaixo do carro para a aerodinâmica e limitará o uso de asas, que dificultam muito a competição.

        Um exemplo disso é a futura classe rainha do WEC.

    • Dessa vez nem as proteções nas rodas traseiras evitariam a decolagem, uma vez que o carro do Wickens é catapultado pela roda dianteira esquerda do carro do Hunther-Reay

  • Uma observação. Acredito que o pessoal que reparou a cerca de proteção não é amador. Realmente ficou feio e acredito que refarão o serviço colocando um novo poste e etc. Entretanto, a principal função da proteção, na minha opinião foi atingida, que é a distribuição da força do impacto para impedir que o carro voe para fora. Se eles fixaram cada cabo como parecia que estava sendo feito, inclusive com o retensionamentop dos cabos de aço, creio que a proteção funcionaria. foi o que me pareceu.

  • Sorte esse carro nao ter tendencia de decolar, o que fez com que ele desacelerasse um pouco no safe barrier, senão, teria acontecido o que aconteceu com Kenny Brack no Texas em 2003 e ter acertado o alambrado com força total.

  • Eu não olhei direito, mas me pareceu que fizeram o que dava para fazer. De qualquer forma foi um grande azar o que aconteceu com o Robert Wickens, espere que se recupere tão pronto quanto possível. E de quebra o Pietro Fittipaldi surge no meio do furacão com pé embaixo abalroando o Sato num estilo à la Ricardo Rosset na largada do GP da Bélgica de 98.

  • Eu assisti a corrida e vi este pavoroso acidente…em minha opinião, o Hunter-Heay poderia ter evitado deixando o Wickens passar, era começo de corrida…foi totalmente desnecessário e ele mesmo se deu conta, pois era nítido seu abatimento na entrevista durante a bandeira vermelha. Enfim…Wickens sobreviveu e é o que importa…nossa torcida agora para que consiga tratar as lesões e voltar.
    Mas o acidente foi tão feio que por um momento todos tememos pelo pior, inclusive o pessoal da transmissão de tv…lembramos que exatamente em Pocono, em 2015, ocorreu o acidente que tirou a vida de Justin Wilson…não me surpreenderei se a Indy não mais voltar a Pocono depois dessa, assim como fez no oval de Las Vegas após o trágico acidente de 2011 que vitimou Dan Weldon.

    • a Indy limou quase todos os ovais de 1,5 milha do seu calendário após o acidente fatal do Dan Wheldon. Naquela oportunidade era a última corrida daqueles carros e 34 pilotos largaram. Sempre em ovaid daquele tipo as disputas lado a lado eram intensas e um big one era muito possível, infelizmente foi trágico o resultado desse.