MENU

1 de agosto de 2018 - 15:54Super GT

Super GT: hora e vez das 500 Milhas de Fuji

Super-GT-Fuji-Preview-2018-8-Denso-SARD-Lexus

Com o Lexus LC500 da Denso Kobelco SARD, Heikki Kövalainen busca manter a liderança do Super GT após as 500 Milhas de Fuji, neste fim de semana

RIO DE JANEIRO - Substituta dos 1000 km de Suzuka como a prova mais longa do Super GT, as 500 Milhas de Fuji serão disputadas neste fim de semana, num verão de muito calor em território japonês. Promete ser uma disputa tão quente quanto a temperatura, que deve superar a casa dos 33º C no dia da corrida.

Após a etapa de Buriram, a categoria retorna para a 5ª etapa com força total. O grid estará lotado com 44 carros confirmados – na última corrida alguns não viajaram por contenção de custos e a prova tem pontuação diferenciada em relação aos demais eventos do calendário. O máximo de pontos oferecido é de 26 – 25 da vitória, mais o ponto extra da pole position. O segundo colocado leva 18 pontos, o terceiro 13, o quarto 10, o quinto oito, o sexto seis e daí ao décimo, menos um ponto por posição.

Na GT500, por conta da ausência de Kamui Kobayashi na prova disputada lá mesmo em Fuji no início de maio, Heikki Kövalainen vai para esta etapa como o líder do campeonato com 35 pontos, três à frente dos antigos líderes Naoki Yamamoto e Jenson Button. O Lexus LC500 da Denso Kobelco SARD vai para esta prova com 70 kg de lastro, enquanto o Team Kunimitsu carrega 64 kg extras em seu NSX-GT Concept.

Todos os quinze carros inscritos da categoria principal carregam o lastro extra de performance, sendo que o Nissan GT-R da Forum Engineering Advan/Kondo Racing, que terá o brasileiro João Paulo de Oliveira junto ao japonês Mitsunori Takaboshi, vai com 14 kg adicionais. João Paulo tem a mão da pista, já foi pole position no circuito de 4,563 km de extensão, mas a temporada até aqui não tem sido proveitosa.

Ele e seu parceiro ocupam apenas o 17º lugar no campeonato, com os mesmos sete pontos de Kazuki Nakajima, que não participou da prova de 500 km no início do ano ao lado de Yuhi Sekiguchi, por causa da coincidência de datas com a abertura do WEC, o Mundial de Endurance.

Super-GT-Fuji-Preview-2018-2-GT300

Vinte e nove carros vão compor o grid da GT300. A subdivisão também fará parte neste mês das 10h de Suzuka, etapa do Intercontinental GT Challenge

Na GT300, que terá várias equipes participando das 10h de Suzuka, válidas pelo Intercontinental GT Challenge, no último fim de semana do mês, o total será de 29 carros – entre eles todos os seis bólidos ausentes da etapa da Tailândia.

A tabela aponta liderança dos experientes Katsuyuki Hiranaka e Hironobu Yasuda, com 37 pontos. A dupla do Nissan Nismo GT3-R da Gainer Racing chega a esta corrida levando 74 kg adicionais em seu bólido, contra 64 kg do Toyota Prius Hybrid dos vice-líderes Koki Saga/Kohei Hirate, da equipe APR Greentech. Depois, a Mercedes-AMG de Haruki Kurosawa/Naoya Gamou vai com 58 kg extras e a BMW de Shinichi Takagi/Sean Walkinshaw com 52 kg.

Vários carros terão três pilotos na prova: o Team Mach chamou Kiyoto Fujinami para a disputa da 5ª etapa e Kiyosuke Mineo alinha no Porsche #9 da Pacific with Gulf Racing. Takuro Shinohara estará novamente no Audi da equipe Hitotsuyama, enquanto Tsubasa Kondo volta ao Toyota “Mother Chassis” da equipe Hoppy Tsuchiya e o ex-Fórmula 1 e veterano de batalhas Shinji Nakano colabora novamente com o Team Taisan e seu Audi R8 LMS.

Não acabou, não. O Toyota Prius #30 terá Manabu Orido; o britânico Richard Bradley, que corre com licença automobilística de Cingapura, vai de novo no Nissan da Dijon Racing; Yuya Sakamoto alinha novamente no Mercedes-AMG da EXE Racing; a JLOC terá Tsubasa Takahashi novamente na Lamborghini Huracán #87; o francês Jules Gounon foi escalado no Bentley da Elcars e Masataka Yanagida está confirmado como o terceiro piloto do #360 da Tomei Sports.

A corrida será na madrugada de sábado para domingo a partir de 13h30 locais, com duração de 177 voltas ou máximo de cinco horas. O blog terá – como de costume – o vídeo da 5ª etapa do Super GT, ao vivo e na íntegra.

2 comentários

  1. rodrigo botana disse:

    Mattar como chama a equipe do Ukio Katayama no super gt e quem são os pilotos?e o yuji ide correrá essa prova?ele corre umas provas do super gt de bentley

    • Rodrigo Mattar disse:

      É a Goodsmile Racing Hatsunemiku, que corre com uma Mercedes-AMG. Os pilotos são Tatsuya Kataoka e Nobuteru Taniguchi. Kamui Kobayashi disputará as 10h de Suzuka.

      Ide vai no Bentley que inscreveu Jules Gounon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>