WEC: sem Ginetta, 34 carros nas 6h de Silverstone

6_Ginetta-Le_Mans_2018
De novo ausente: a Manor está fora pela segunda vez em três corridas, após romper o compromisso de fornecimento de motores com a Mecachrome, trocando pela AER

RIO DE JANEIRO – Fechada (ou melhor, quase) a lista de inscritos para as 6h de Silverstone, terceira etapa da Super Season que acontecerá daqui a menos de duas semanas no circuito britânico de 5,901 km de extensão. Em relação às primeiras prévias, houve uma mudança significativa: a Ginetta fará o segundo forfait em três corridas e não comparece com seus protótipos após a estreia nas 24h de Le Mans.

O motivo? A equipe Manor rompeu com a Mecachrome e decidiu trocar os propulsores usados também na Fórmula 2 pelos AER biturbo, os mesmos motores de que dispõe a SMP Racing. Como a homologação do novo conjunto demora, bem como a adaptação de um novo propuslor ao chassi fabricado pela marca de Lawrence Tomlinson, os dois carros foram retirados da lista de entradas e só poderão ser vistos de novo na quarta etapa em 14 de outubro, nas 6h de Fuji – isso se ficarem prontos a tempo…

Assim, a LMP1 vai com apenas oito carros para a corrida e algumas novidades na lista de entradas. A SMP Racing decidiu por não colocar três pilotos no carro #17, que terá apenas Egor Orudzhev e Stéphane Sarrazin a bordo. Também na ByKolles, que fará quilometragem com um novo pacote de aerodinâmica antes da prova inglesa, não foi confirmado o terceiro nome da tripulação, por enquanto contando com Oliver Webb e o estreante René Binder. Enzo Guibbert treina com a equipe em Spa-Francorchamps, será avaliado e, de repente, surgiria como opção para o lugar que anteriormente seria de Dodo Kraihamer.

A Toyota é franca favorita para conquistar mais uma dobradinha com seus TS050 Hybrid. O carro #8 de Fernando Alonso/Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima lidera a temporada com 65 pontos – vinte a mais que Pechito López/Mike Conway/Kamui Kobayashi. Thomas Laurent/Gustavo Menezes/Mathias Beche vêm em terceiro no campeonato com 38 e o melhor brasileiro é André Negrão, quarto colocado com 21 pontos – seguido por Bruno Senna, quinto com 18.

Por falar em Negrão, por enquanto ele e seus colegas da Signatech-Alpine Matmut desfrutam da vitória na classe LMP2 nas 24h de Le Mans, enquanto não há um veredito sobre o recurso da TDS Racing quanto à desclassificação de seus dois carros. Assim, extra-oficialmente a trinca do carro #36 lidera o Endurance Trophy de pilotos da LMP2 (que não deixa de ser um título mundial), somando 57 pontos contra 43 de Gabriel Aubry/Ho-Pin Tung/Stéphane Richelmi e 42 do trio malaio formado por Jazeman Jaafar/Nabil Jeffri/Weiron Tan.

Na LMGTE-PRO, pela primeira vez no ano todos os 10 carros vão contar com apenas dois pilotos e o brasileiro Augusto Farfus vai em busca dos seus primeiros pontos na segunda aparição do experiente piloto pela equipe BMW Team MTEK. É um início de campeonato atípico – desde 2012, a Ferrari não começa um campeonato do WEC sem uma vitória. Ford e Porsche foram as marcas que triunfaram e isso deixa a dupla Michael Christensen/Kévin Estre comandando a classificação com 56 pontos, oito à frente de Stefan Mücke e Olivier Pla, lembrando que Billy Johnson não disputa pelo menos as próximas três etapas. Gianmaria Bruni/Richard Lietz vêm em terceiro, com 40.

Por fim, na classe LMGTE-AM, houve mais uma mudança confirmada para as 6h de Silverstone: Gianluca Roda vai correr no #88 da Dempsey Racing-Proton em substituição a Khaled Al Qubaisi. Com isso, o Porsche 911 RSR GTE só terá italianos, já que Matteo Cairoli e Giorgio Roda estão a bordo desde o início do ano. Após duas provas, Christian Ried/Matt Campbell/Julien Andlauer – vencedores em La Sarthe – lideram com 51 pontos, contra 33 de Matt Griffin/Mok Weng Sun/Keita Sawa e 31 de Thomas Flöhr/Giancarlo Fisichella/Francesco Castellacci.

Horários do WEC em Silverstone (tudo pelo horário de Brasília):

Sexta-feira, 17 de agosto

8h15 – Treino livre #1
12h25 – Treino livre #2

Sábado, 18 de agosto

5h – Treino livre #3
8h – Classificação (LMGTE-PRO e LMGTE-AM)
8h25 – Classificação (LMP1 e LMP2)

Domingo, 19 de agosto

8h – Corrida (6h de duração + 1 volta)

Comentários