40 carros confirmados em Spa no ELMS

unnamed (3)
Etapa de Spa-Francorchamps é decisiva para a luta pelo título das três categorias do ELMS; corrida será no próximo dia 23 com o blog trazendo vídeos ao vivo

RIO DE JANEIRO – O fantástico e histórico circuito de Spa-Francorchamps sedia no próximo dia 23 a quinta e penúltima etapa da temporada 2018 do European Le Mans Series (ELMS), que apresenta brigas totalmente em aberto pelo título da temporada entre equipes e pilotos das classes LMP2, LMP3 e LMGTE. A organização do campeonato divulgou hoje a lista de inscritos que conta com um total de 40 carros para lutar pelo triunfo nos 7,004 km de extensão do traçado belga.

Lista de inscritos para as 4h de Spa-Francorchamps AQUI

Na classe LMP2, o total de inscritos é de 16 – o mesmo total de Silverstone, já que a IDEC Sport Racing traz de volta seu Ligier JS P217 que não correu na Inglaterra. Em contrapartida, a SMP Racing não vai disputar a penúltima prova da temporada do ELMS, visto que tem sido um certame repleto de percalços para os russos, assistidos pela francesa ART Grand Prix.

Em relação a pilotos, há novidades, com Aurélien Panis escalado para dividir justamente o #27 da IDEC Sport Racing com Patrice Lafargue e Erik Maris, além da vinda de Julien Falchero e do sueco Henning Enqvist para o bólido #40 da Graff Racing com as cores da G-Drive. Ryan Cullen, que esteve neste bólido na Inglaterra, volta ao #31 da APR-Rebellion Racing.

No campeonato, a G-Drive Racing, com o carro #26 assistido pela TDS Racing, venceu as últimas três provas da temporada e lidera com 87 pontos contra 53 da Racing Engineering e 50 da IDEC Sport Racing com o carro #28 – podendo assim chegar ao título da categoria por antecipação, desde que ampliem a vantagem para 26 pontos na tabela.

Entre os pilotos, Andrea Pizzitola e Roman Rusinov comandam a tabela e Jean-Éric Vergne, que não disputou a primeira etapa em Paul Ricard, é o vice-líder com 75. Detalhe: o campeão da Fórmula E é um dos tripulantes da G-Drive…

O brasileiro Felipe Nasr fará sua quarta apresentação na temporada do Europeu com o Dallara #47 da Cetilar Villorba Corse. Até aqui, os resultados têm sido abaixo do esperado e imaginado tanto pelo piloto quanto pela equipe. Enquanto a escuderia de Caritá di Villorba ocupa apenas o 16º lugar entre 19 times que disputaram pelo menos uma corrida, Nasr é o 25º colocado na classificação, com apenas três pontos.

A LMP3 se apresenta com dezoito carros para Spa-Francorchamps, já que a equipe polonesa Team Virage não disputa a 5ª etapa. Ausente também na Inglaterra, embora estivesse na lista de entradas, a DKR Engineering aposta em novos pilotos até o fim do campeonato para tentar marcar pontos. Christian Vaglio e Marvin Klein formam a dupla do carro #8 na corrida belga.

No carro #12 da Eurointernational, não está definido quem disputará a etapa de Spa no lugar do italiano Mattia Drudi, enquanto o lugar de Hendrik Still no #14 da Inter Europol Competition estará com o suíço Moritz Müller-Crepon, estreante no ELMS.

Na classificação do campeonato, a britânica RLR MSport lidera com 58,5 pontos, enquanto Eurointernational (com o carro #11) e a United Autosports (carro #3), dividem a vice-liderança com meio ponto de vantagem para a 360 Racing. Já entre os pilotos, Job Van Uitert/John Farano/Rob Garofall comandam o campeonato, seguidos por Giorgio Mondini/Kay Van Berlo e Tony Wells/Garrett Grist/Matt Bell.

Já o plantel da LMGTE vai com os suspeitos de sempre – serão apenas seis os carros no evento belga e nenhuma novidade entre os pilotos em relação à etapa de Silverstone. A Proton Competition lidera com o carro #88 entre as escuderias, somando 72 pontos, nove à frente da JMW Motorsport, enquanto a Spirit of Race figura na terceira posição.

O campeonato de pilotos aponta os italianos Gianluca e Giorgio Roda Jr. como os líderes da tabela, enquanto Alex MacDowall/Miguel Molina/Liam Griffin seguem na perseguição e outro italiano, Matteo Cairoli, é o terceiro colocado da classificação.

Como já é de costume, o treino classificatório e a disputa das 4h de Spa-Francorchamps terão vídeos ao vivo aqui no blog para os fãs do Endurance acompanharem a disputa.

 

Comentários