Asian Le Mans Series: Derani confirmado para mais uma temporada

VSA_ASLM_ZUH17_GR8R7288-696x464
Parado, nem pensar: Pipo Derani volta ao Asian Le Mans Series na temporada 2018/19, pela equipe Spirit of Race, que no último campeonato deu suporte ao Team BBT, que o brasileiro defendeu com o Ligier JS P2 Nissan da foto

RIO DE JANEIRO – O fim do ano será de entressafra de competições na Europa e América do Norte. Mas Pipo Derani não pensa em ficar parado: o piloto brasileiro acertou para mais uma vez disputar o Asian Le Mans Series na temporada 2018/19, que começa em 25 de novembro no circuito chinês de Xangai. A categoria tem um calendário de quatro etapas – três com quatro horas de duração e uma com seis, em Buriram International, na Tailândia. As demais, além de Xangai, são Fuji (Japão) e Sepang (Malásia).

Pipo defendeu o Team BBT ano passado e no próximo campeonato estará a bordo de um Ligier JS P2 Nissan da equipe Spirit of Race, um braço da AF Corse. Ele foi confirmado pelo time de bandeira suíça nesta quarta-feira, ao lado do francês Côme Ledogar e do britânico Alexander West. Estes dois se conhecem do International GT Open, onde competiram juntos com o modelo McLaren 650S GT3 da equipe Garage 59.

West hoje disputa a série pela Luzich Racing com uma Ferrari 488 GT3 ao lado do italiano Michele Rugolo e esta será a primeira experiência dele num esporte-protótipo. Ledogar andou na última edição das 24h de Le Mans com um Ligier JS P217 Gibson LMP2 alinhado pela Jackie Chan DC Racing.

A LMP2 nunca esteve tão concorrida no Asian Le Mans Series como no próximo campeonato. A Spirit of Race é a sétima equipe confirmada para a temporada e pelo menos 10 carros devem ser inscritos para todas as corridas. Algarve Pro Racing, United Autosports e Jackie Chan DC Racing X Jota vão competir com dois carros cada. ARC Bratislava, Eurasia Motorsport, Spirit of Race e Panis-Barthez Competition terão um.

Segundo as primeiras estimativas, mais de 20 carros devem disputar a primeira prova do AsLMS em 2018/19. Só de protótipos LMP2/LMP3, o total já passaria de duas dezenas. Falta ainda um quorum maior para os Grã-Turismo: a única equipe que se manifestou até o momento foi a TianShi Racing Team (Audi Sport Customer Asia), lembrando que o regulamento está aberto a cinco subclasses – GT300 japonesa, GT3 FIA, GTE FIA, GT Cup (para modelos monomarca – Porsche Cup, Lamborghini Trofeo, Ferrari Challenge, Audi Cup, et cetera) e GT4 FIA.

Comentários