Blancpain Endurance: 52 carros na decisão em Barcelona

timthumb (9)

RIO DE JANEIRO – A temporada 2018 das séries Blancpain GT chega ao fim no próximo domingo: o Circuito da Catalunha, em Barcelona, vai receber a competição organizada por Stéphane Ratel para o último evento – as 3h de Barcelona, etapa final do certame de Endurance.

Um total de 52 carros, divididos nas classes Pro, Pro-Am Cup, Silver Cup e Am Cup vai para o traçado de mais de 4,6 km de extensão para uma corrida com duração de três horas e muita coisa em jogo. Não só o título do Blancpain Endurance Series será decidido em cada uma destas quatro classes como também da classificação geral do Blancpain GT, cujo líder na divisão principal é o italiano Raffaele Marciello, somando 146 pontos contra 127,5 de Christopher Mies e Alex Riberas.

Na série de Endurance, “Lello” desembarca na Espanha com um único ponto de frente para Yelmer Buurman/Maro Engel/Luca Stolz, da equipe Black Falcon. O italiano da AKKA-ASP comanda uma tabela de pontos absurdamente equilibrada e imprevisível no BES – já que se a matemática não falha, até quem está em 15º lugar, caso dos alemães Maxi Bühk e Maxi Götz, ainda reúne chances.

A classe Silver Cup aponta liderança no Endurance Series para o trio formado por Abdulaziz Turki Al Faisal/Hubert Haupt/Gabriele Piana, que somam 95 pontos – quinze à frente de Michele Beretta/Sandy Mitchell/Martin Kodric, da Barwell Motorsport. No geral, Haupt ainda pode ser campeão – basta descontar os quatro pontos e meio que o separam de Jack Manchester e Nico Bastian, que ganharam o título da série Sprint, para levar na soma das duas competições.

Os britânicos Chris Buncombe/Nick Leventis/Lewis Williamson (Strakka Racing) têm 14 pontos de frente para os pilotos da Rinaldi Racing – Alexander Mattschull e Rinat Salikhov, na disputa de Endurance. Na geral, Nyls Stievenart e Markus Winkelhock lideram com 152,5 pontos somados contra 126 da dupla Carlo Van Dam/Piti Bhirombkhadi. E na Am Cup, praticamente disputada somente nas provas do BES, Adrian Amstutz e Leo Machitski comandam a classificação com 99 pontos, enquanto os vice-líderes Chris Goodwin/Chris Harris/Alexander West têm 82.

Entre as mudanças na lista de entradas para Barcelona está a volta da Kessel Racing, que já deveria ter acontecido noutras corridas deste ano. O carro #11 será guiado por Michal Broniszewski e Alessandro Pier Guidi, faltando definir um terceiro nome para a tripulação. Na Nissan, Colin Noble estreia no carro #22 junto a Struan Moore e Ricardo Sánchez, com Jann Mardernborough escalado no #23 de última hora para substituir Lucas Ordoñez, ausente por lesão. O piloto do Super GT dividirá o cockpit com os compatriotas Alex Buncombe e Matt Parry.

A Saintèloc separa Stievenart de Winkelhock na última etapa, com o alemão sendo escalado no carro #25 junto a Simon Gachet e Christopher Haase, enquanto no #26 estarão Nyls Stievnenart e os parceiros Marc Rostan e Christian Kelders. Por fim, a ROWE Racing escala Nicky Catsburg/Jens Klingmann/Tom Blomqvist para a BMW #98 e a #99 terá Jesse Krohn/Alexander Sims/Philipp Eng.

Felipe Fraga, que disputou pela Strakka Racing os 1000 km de Paul Ricard, as 24h de Spa-Francorchamps e as 10h de Suzuka, volta a defender a escuderia britânica no carro #44 junto a Oliver Rowland e Christian Vietoris. Com quatro pontos do 8º posto na França, o vice-líder da Stock Car foi o único piloto brasileiro que pontuou na temporada 2018 do Blancpain Endurance Series, ocupando o 37º lugar. Na classificação geral, somando o BES e o BSS (Blancpain Sprint Series), Fraga é o sexagésimo classificado.

A largada para as 3h de Barcelona será no domingo às 15h locais, 10h de Brasília. E o blog vai trazer o vídeo ao vivo com a decisão do campeonato.

Comentários

  • Esse Raffaele Marciello é muito rápido, o garoto se destaca dos companheiros de equipe.
    Uma pena a etapa ocorrer novamente na mesma data da f1. E uma pena maior ainda ser a última corrida do ano, próxima temporada só em abril 2019.

  • Acho que já falei isso aqui, mas essa é na minha opinião a época de ouro das corridas de GT. É impressionante a quantidade de diferentes fabricantes envolvidos e mesmo assim mantendo o nível da competição bastante parelho.

  • Boa tarde… Nem você Rodrigo vai comentar nada sobre o grave acidente sofrido pelo Alan Hellmeinster em Monza no domingo na chegada da prova da GT Open a bordo de uma Mercedez? Este site tá osso!!!

    • Osso?

      Companheiro, pense antes de falar. Tem DOIS posts falando do acidente. Qual o seu problema? Preguiça? Ou não sabe rolar a página abaixo e procurar pela notícia?