MENU

7 de setembro de 2018 - 12:42Mundial de Endurance

FIA WEC: sai a lista provisória para as 6h de Fuji

unnamed (2)

RIO DE JANEIRO (atualizado em 11/09, à 1h40) - Marcadas para daqui a pouco mais de um mês, as 6h de Fuji tiveram a primeira lista prévia de inscritos divulgada para a 4ª etapa da temporada 2018/19 da Super Season do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), a primeira fora do território europeu neste ano.

A organização anunciou um total de 35 entradas, já que a Manor conseguiu aprontar pelo menos um carro para ser transportado ao Japão – a equipe britânica de bandeira chinesa trocou também o fornecedor de motor, saindo a Mecachrome, que só trabalhou com o time para valer apenas nas 24h de Le Mans. Entra a Advanced Engines Research (AER), que fornece propulsores à SMP Racing e assim terá uma segunda cliente na LMP1. O carro #6 terá a bordo Oliver Rowland/Alex Brundle/Mike Simpson, um trio de britânicos.

Lista provisória de inscritos para as 6h de Fuji

Entre os nomes anunciados na lista da categoria principal, estariam dois brasileiros – Bruno Senna ainda se recupera de fratura no tornozelo após um acidente sofrido em Silverstone e a DragonSpeed, em princípio, teria Pietro Fittipaldi no carro #10 como substituto de Renger Van der Zande, que no mesmo fim de semana tem compromisso com a Petit Le Mans, em Road Atlanta. A família de Pietro havia dito que o piloto não voltaria ao WEC. E não voltará mesmo: a equipe anunciou que nem Pietro e nem Henrik Hedman estarão a bordo na etapa do Japão. O australiano James Allen foi o escolhido para guiar junto a Ben Hanley em Fuji.

A SMP Racing promoverá a volta de Matevos Isaakyan após a ausência do piloto russo na etapa anterior e a ByKolles Racing não confirmou ainda os parceiros de Oliver Webb no carro #4.

Com a dupla desclassificação dos Toyota TS050 Hybrid em Silverstone, vencer as 6h de Fuji tornou-se questão de honra para o construtor que correrá em casa, já que o traçado de 4,563 km de extensão pertence à marca japonesa. O trio Fernando Alonso/Kazuki Nakajima/Sébastien Buemi lidera após três etapas com 65 pontos contra 63 de Gustavo Menezes/Mathias Beche/Thomas Laurent e 46 de Pechito López/Mike Conway/Kamui Kobayashi.

Na LMP2, a única novidade de momento é a participação do campeão mundial da ABB FIA Fórmula E, o francês Jean-Éric Vergne, no carro #28 da TDS Racing. O piloto está escalado para o lugar de Loïc Duval, ausente por compromissos com o DTM, que no mesmo fim de semana vai acelerar na etapa final da temporada em Hockenheim, na Alemanha. A equipe francesa ainda não teve acolhido o recurso impetrado para recuperar os pontos do carro nas 24h de Le Mans.

A trinca André Negrão/Pierre Thiriet/Nicolas Lapierre chega ao Japão como líder da classificação, mas com margem de apenas quatro pontos (72 a 68) para Gabriel Aubry/Ho-Pin Tung/Stéphane Richelmi, que somam duas vitórias contra uma do trio da Signatech-Alpine Matmut. Na terceira posição, estão os malaios Weiron Tan/Nabil Jeffri/Jazeman Jaafar, com 61.

O plantel da LMGTE-PRO também terá uma mudança em relação à etapa anterior: também por conta da prova final do DTM, Augusto Farfus não disputa as 6h de Fuji. O britânico Tom Blomqvist alinhará em seu lugar no carro #82 da BMW Team MTEK, enquanto Kévin Estre e Michael Christensen, da Porsche, estão líderes da classificação com 71 pontos, contra 57 de Olivier Pla/Stefan Mücke e 48 do estadunidense Billy Johnson. Vencedores em Silverstone, os atuais campeões mundiais Ale Pier Guidi e James Calado estão em quarto, com 43,5 pontos.

Na LMGTE-AM, pelo menos uma novidade foi confirmada: a estreia do austríaco Thomas Preining, piloto júnior da Porsche e atualmente 3º colocado no Porsche Supercup Internacional com quatro vitórias. O jovem de 20 anos vai dividir o carro #86 com Ben Barker e Michael Wainwright, na vaga do australiano Alex Davison. Noutro Porsche, o #88 da Dempsey Racing-Proton, a equipe alemã não definiu quem divide a guiada com os italianos Matteo Cairoli e Giorgio Roda Jr.

Após três etapas, Christian Ried/Julien Andlauer/Matt Campbell lideram com duas vitórias, 76 pontos somados e boa margem para os vice-líderes Keita Sawa/Mok Weng Sun/Matt Griffin, da Clearwater Racing. A trinca Egidio Perfetti/Jörg Bergmeister/Patrick Lindsey ocupa a terceira colocação na tabela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>