MENU

11 de setembro de 2018 - 19:32Instantâneos, Memorabilia

Galeria Panoz

gtr1_04-552d49e3bd6a7

O blog homenageia Don Panoz, morto hoje aos 83 anos, exibindo as criações de sua marca. O empresário entrou no automobilismo já sessentão, em 1997, com o espetacular Panoz Esperante GTR de motor Ford V8 montado na dianteira. O brasileiro Raul Boesel teve o privilégio de conduzi-lo numa corrida

f163a4d82daef63c344ab240014ba18f

“Sparky”: o modelo Q9 Hybrid, baseado no Esperante GTR-1, foi a primeira tentativa de um carro com sistemas híbridos num modelo de competição de alto rendimento. O projeto foi abortado logo depois de não participar das 24h de Le Mans em 1998

i754003

Seguindo a tendência do Esperante GTR-1, a Panoz construiu em 1999 o inesquecível protótipo LMP1 Roadster-S, que teve alguns sucessos na American Le Mans Series e bons desempenhos em La Sarthe

history_2002

Lançado em 2000, o LMP07 era uma evolução do Roadster-S. Não teve o mesmo sucesso de seu antecessor, embora tenha sido aproveitado nas pistas por alguns anos. Gualter Salles fez algumas corridas com esse bólido

PI12398-hr

Com o modelo Esperante GTLM, a Panoz conheceu a glória da vitória nas 24h de Le Mans. Isso foi no ano de 2006, com o Team LNT, de Lawrence Tomlinson. O brasileiro Bruno Junqueira também andou num destes, só que nos EUA. Sébastien Bourdais, também

panox_abruzzi_coming_by_914four-d4inchx

O Panoz Abruzzi nasceu em 2011 e teve vida curta: o fracasso do projeto abortou a volta da marca ao American Le Mans Series

RD23781

Don Panoz ainda festejou em 2018: o modelo Avezzano GTS deu à marca o título de construtores no Pirelli World Challenge, com os sucessos de Ian James e Preston Calvert na categoria

DF5S0473

Nos anos 2000, a Panoz comprou a G-Force. E com esse carro #6 alinhado pelo Marlboro Team Penske, Gil de Ferran foi campeão das 500 Milhas de Indianápolis em 2003

2007 Champ Car Elkhart Lake

O modelo DP01, usado nos últimos anos da ChampCar e aqui visto com Sébastien Bourdais em Elkhart Lake, foi um dos mais belos monopostos já fabricados

Olympiacos

Lembram da hoje extinta Superleague Formula, disputada por carros representando clubes de futebol (um deles, o Olympiacos, da foto) entre 2008 e 2011? Pois o carro era um Panoz, o DP09, evolução do DP01 da ChampCar, com motor Menard V12

 

 

 

9 comentários

  1. Ricardo Talarico disse:

    Muito bom. Belíssima homenagem com informações que eu desconhecia.
    Abração.

  2. Jorge disse:

    Parabéns pela retrospectiva. Saudades da ChampCar. Mais bonitos que F1 atual.

  3. Marcos soares disse:

    A Chip Ganassi se eu nao estou enganado foi campeã em 2003 da IRL com Scott Dixon utilizando o chassi da G force panoz

  4. Jacob Lindener disse:

    Lembro que no final dos anos 90 ou começo de 2000, jogava no PC um jogo chamado Sports Car GT.
    Na classe GT-Q, tinha o Esperante, que eu achava muito ruim. Mas na classe GT-1, tinha o Esperante GTR-1, e sendo campeão nesta classe (no modo mais difícil) o jogo liberava o Q-9. Gostava muito de correr com eles, e foi a primeira vez que ouvi falar em Panoz.

    • Rodrigo Mattar disse:

      Não conheci este jogo. Mas havia um de PC chamado Le Mans 24 Hours (que guardo até hoje) e tinha o Panoz GTR-1 como opção pra correr e o Q9 você conseguia com aqueles “cheats” pra pegar carros extras.

  5. Bruno Aleixo disse:

    Muito legal! Não sabia do envolvimento da fábrica com a Indy…

  6. joao calango disse:

    Puxa vida, Panoz fez carros maravilhosos, mesmo os de competição são lindos, pena que a marca não segue com a mesma força, tomara que algum dia consigam retornar, pois aguentar a Dallarização das competições é um pouco chato…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>