GT Open com novidades, estreias e recorde de carros na temporada em Monza

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Momento de decisão no International GT Open: sábado e domingo o campeonato vai a Monza para a sexta rodada dupla, que o blog trará ao vivo com os vídeos das duas etapas

RIO DE JANEIRO – Templo sagrado do automobilismo europeu e mundial, o circuito italiano de Monza recebe no próximo fim de semana a penúltima rodada dupla do International GT Open. Serão duas provas sábado e domingo pelo circuito de 5,793 km de extensão com caráter absolutamente decisivo para os rumos de um campeonato ainda em aberto para todas as três classificações que dão direito a pontos na categoria.

E haja novidades! A começar pelo recorde de carros na temporada. São 28 os bólidos confirmados para a etapa italiana, total ampliado em relação às demais corridas por conta da estreia de um Honda NSX GT3 alinhado pela equipe italiana JAS em parceria com a montadora oriental para dois pilotos de fábrica – o belga Bertrand Baguette, que compete no Super GT e o argentino Estebán Guerrieri, do WTCR. A ideia da equipe é mostrar o potencial do modelo japonês para potenciais clientes em 2019.

Não é a única boa notícia em termos de carros no GT Open: a italiana Target Racing vai para Monza com dois Lamborghini Huracán, para isso desmembrando sua dupla de pilotos. Alberto Di Folco estará numa inscrição Pro-Am sem parceiro definido no carro #90 e o compatriota Stefano Costantini vai dividir o carro #91 com Bernard Delhez, brigando pela vitória na subclasse Am. Outra boa adesão para a etapa é a Lechner Racing, que retorna ao grid com Mario Plachutta/Thomas Jäger. No total, são nove bólidos na classe Pro, 12 na Pro-Am e os demais na Am.

O Brasil terá nada mais nada menos que o 12º piloto do país na temporada 2018: Guilherme Salas estará no carro #7 da BMW Teo Martin Motorsport em substituição a Thiago Marques. Mas por conta da corrida da Stock Car no Velo Città neste fim de semana, haverá desfalques. Cacá Bueno, Allam Khodair e Daniel Serra não estarão presentes. Serão substituídos, respectivamente, por Duarte Félix da Costa, Alan Hellmeister e Eddie Cheever III – o filho de Eddie Cheever Jr. estreia no GT Open pela Luzich Racing dividindo a Ferrari #52 com o dinamarquês Nicklas Nielsen, recém-coroado campeão europeu do Ferrari Challenge.

Em contrapartida, já que Edoardo Liberati estará no Blancpain GT Series Asia neste fim de semana, Nicolas Costa foi convidado por Vincenzo Sospíri para voltar ao lugar que foi seu no início do campeonato. O carioca retorna ao volante do carro #6 que repartiu com Kang Ling nas provas do Estoril e Paul Ricard. Ainda assim, serão sete pilotos do país disputando a etapa de Monza.

O campeonato chega à Itália após 10 provas disputadas trazendo a liderança de Mikkel Mac Jensen (Luzich Racing). O dinamarquês, que mais uma vez terá a companhia de Alessandro Pier Guidi, soma 86 pontos contra 77 de Andrés Saravia/Fran Rueda (BMW Teo Martin) e 72 de Giovanni Venturini/Jeroen Mul (Imperiale Racing). Mesmo fora da categoria desde a etapa anterior, o melhor brasileiro na classificação geral é Fernando Rees, 12º colocado com 37 pontos.

Na Pro-Am, Fabrizio Crestani/Miguel Ramos (Daiko Lazarus Racing) têm cinco pontos de vantagem – 63 a 58 – para Tom Onslow-Cole/Valentin Pierburg (SPS Automotive Performance). O brasileiro Marcelo Hahn (Drivex) viu as chances de título diminuírem após a quebra da suspensão de sua Mercedes-AMG em Silverstone, na corrida #2. Sem pontos, ele ficou a 18 da dianteira. Mas ainda se agarra nas esperanças que lhe restam para chegar a Barcelona com alguma chance.

E na subclasse Am, o brasileiro Giulio Borlenghi e o polonês Andrzej Lewandowski estão no comando da classificação. A dupla da Vincenzo Sospiri Racing soma 10 pontos de frente para o eslovaco Miro Konôpka, da ARC Bratislava. A dupla Martin Konrad/Alexander Hrachowina (HTP Motorsport/MS Racing) está na terceira posição, a quinze dos líderes. Tudo, portanto, indefinido.

 

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