IMSA: Van der Zande e Cadillac dominam primeiro treino na Califórnia

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RIO DE JANEIRO – Abertos os trabalhos para a penúltima etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, no circuito californiano de Laguna Seca. Com ótimo tempo e sol forte pela manhã, os carros das três classes ganharam o traçado de pouco mais de 3,6 km de extensão para o primeiro treino livre.

E na sessão que acabou há pouco, o holandês Renger Van der Zande colocou o Cadillac DPi-V.R #10 da Wayne Taylor Racing no topo da folha de tempos – 1’16″882, apenas 0″029 mais lento que o recorde da pista, registrado por Ricky Taylor (agora na Penske) no ano passado.

Van der Zande foi 0″651 mais rápido que o Acura ARX-05 DPi de Dane Cameron, com o brasileiro Pipo Derani em terceiro a bordo do #22 da equipe Tequila Patrón ESM. Ele fez o tempo de 1’17″975 com seu Nissan Onroak DPi.

Hélio Castroneves foi o quinto mais veloz no primeiro treino com o carro #7 da Penske. Ele rodou em 1’18″149 na melhor das 29 voltas do carro ao longo da primeira sessão. Líder do campeonato ao lado de Eric Curran, Felipe Nasr ficou com a 9ª posição – 1’18″877, após 34 voltas do Cadillac DPi-V.R da Whelen Engineering/AX Racing durante a manhã. O #5 do português Filipe Albuquerque e seu compatriota João Barbosa foi o sexto mais rápido, cravando 1’18″457.

Entre os quatro protótipos LMP2 inscritos e submetidos a um inédito BoP em que foram lastreados com 10 kg (peso mínimo de 940 kg nesta etapa), além de perderem três litros de capacidade do tanque de combustível enquanto os rivais ganharam mais dois litros nos reservatórios, o mais rápido foi o #54 da CORE, vencedor das duas últimas etapas em Mosport e Road America, com Colin Braun a 1″687 do melhor tempo. Além dos stints mais curtos em relação aos protótipos DPi (estimativa é de três voltas a menos), no mínimo os carros com motores Gibson V8 vão perder quase três décimos por volta em ritmo de corrida em relação aos concorrentes, de acordo com cálculos iniciais.

Na GTLM, a Ford Chip Ganassi Racing começou bem: fez 1-2 no primeiro treino, tendo o #67 de Richard Westbrook sido o mais rápido com diferença de 0″219 para o carro #66 de Joey Hand. Os dois bólidos da marca do oval de Detroit foram os únicos a virar abaixo de 1’24”, com o Porsche de Earl Bamber em terceiro e o Corvette dos líderes do campeonato Jan Magnussen e Antonio Garcia em quarto. Para variar, as duas BMW M8 GTE fecharam a raia – mesmo após a bela vitória na etapa do ViR.

Líder da GTD, a Paul Miller Racing estabeleceu o melhor tempo no primeiro treino – Madison Snow foi o mais rápido com 1’25″403, superando por 0″195 a Mercedes-AMG GT3 guiada pelo experiente holandês Jeroen Bleekemolen. Mesmo perdendo 15 minutos de sessão por conta de um problema administrativo, a Magnus Racing ainda terminou o primeiro treino em terceiro, com boa performance de Andy Lally. E o brasileiro Oswaldo Negri ficou em quarto lugar – 1’26″172, num treino com seis marcas diferentes (Lamborghini, Mercedes-AMG, Audi, Ferrari, Porsche e BMW) ocupando as seis primeiras posições. O melhor Lexus ficou com o 8º tempo e o mais rápido dos Acura foi apenas décimo.

Ainda hoje, os pilotos voltam à pista de Laguna Seca para mais um treino livre. A atividade de pista começa às 15h15 locais, 19h15 de Brasília.

O Fox Sports 2 vai transmitir a etapa do Weather Tech SportsCar Championship neste domingo. A princípio, entramos ao vivo após a Nascar. Mas como há perspectiva de chuvas no Indianápolis Motor Speedway neste fim de semana, pode ser que a corrida da IMSA seja exibida na íntegra. A largada será 18h05 pelo horário de Brasília.

Comentários

  • Legal o towsend Bell de volta a imsa, ele pilota bem, estranho é o Stefan Wilson, o James Davidson, e o sage karan não correrem mais uma etapa sequer da imsa, ou eles se queimaram na categoria ou sei lá o que aconteçe,pois se até o bell volta a correr na categoria, os três que já correram nela, não conseguem, estranho isso