Para quem não viu: Blancpain Sprint Series, etapa de Nürburgring

RIO DE JANEIRO – Um final polêmico e melancólico para a temporada 2018 da série Sprint do Blancpain GT Series. O número de carros inscritos mal chegou a duas dezenas e, para completar, uma desclassificação que deu o que falar manchou a rodada disputada em Nürburgring, na Alemanha.

A dupla vencedora no sábado, formada por Christian Engelhart e Mirko Bortolotti foi excluída do evento por conta das múltiplas infrações cometidas, especialmente por Engelhart.

Para começar, o piloto não encaixou o Hans, equipamento obrigatório, de forma adequada. Por essa infração à segurança passiva, ele e Bortolotti levaram um pênalti de 30 segundos pós-prova. Já perderiam a vitória de qualquer forma, mas acabaram desclassificados e posteriormente eliminados porque o piloto alemão retirou suas luvas antifogo, se desamarrou do cinto e destruiu propositalmente o cartão SD da câmera onboard de segurança.

Engelhart foi repreendido pelos comissários, multado em € 5 mil e depois admitiu o erro, aceitou a decisão dos comissários e pediu desculpas. Mas aí, já era tarde demais. Alex Riberas/Christopher Mies (Belgian Audi Club Team WRT) foram promovidos ao primeiro lugar e chegaram à última etapa na luta contra Raffaele Marciello/Michael Meadows (Team AKKA-ASP).

E os pilotos da Mercedes-AMG #88 acabaram triunfando na última prova da série e conquistaram o título da série Sprint, finalizando com 98 pontos contra 90,5 de Mies/Riberas, que foram apenas 16º na decisão.

O brasileiro Lukas Moraes, da 3Y Technology, completou em terceiro lugar na classe Silver Cup, onde Jack Manchester e Nico Bastian foram campeões por antecipação. O piloto dividiu a condução com o belga Denis Dupont, do WTCR, em Nürburgring. Abandonaram na primeira corrida e fecharam a segunda em 14º lugar. Ao fim de 10 provas, Lukas somou 59 pontos contra 108,5 dos campeões e 80,5 dos vice-campeões Vladimir Atoev/Alexey Korneev.

A série organizada pela SRO de Stéphane Ratel agora se reúne para a etapa final da série de Endurance, em Barcelona, no próximo dia 30.

Comentários