Super GT: Button vence pela primeira vez e lidera

RIO DE JANEIRO – Grande atração da temporada 2018 do Super GT japonês, o britânico Jenson Button conquistou no último fim de semana sua primeira vitória na categoria. O feito aconteceu no circuito Sugo Sportland, numa corrida em que os Honda NSX-GT Concept de motor central foram dominantes, ocupando três dos quatro primeiros postos na quadriculada.

Pole position, o carro #100 do Team Kunimitsu com as cores da Raybrig esteve no comando da disputa com Yamamoto guiando na primeira parte, seguido por Daiki Sasaki a bordo do Nissan #12 do Calsonic Team Impul. A luta foi igual entre os dois pilotos nipônicos e após os pit stops obrigatórios de reabastecimento e troca de pilotos, Button saiu dos boxes em segundo atrás de Jann Mardenborough.

Mas enquanto o Nissan demora a aquecer os pneus após uma saída de pit, o Honda é um carro mais rápido e Button não tardou a superar o rival, que saiu da pista e provocou superaquecimento no motor devido a detritos.

Porém, Button cometeu o mesmo erro, permitindo a aproximação do Honda NSX #8 da ARTA, guiado pela dupla Takuya Izawa/Tomoki Nojiri. Um período de Safety Car provocado por um problema num dos carros da classe GT300, deixou a luta pela vitória em pé de igualdade, mas Nojiri, que assumiu a pilotagem no segundo turno, não quis correr riscos para jogar fora a dobradinha da Honda, enquanto Mardenborough/Sasaki se contentaram com a terceira colocação, à frente de Hideki Mutoh/Daisuke Nakajima, do Team Mugen.

Já o carro #1 da equipe Tom’s guiado por Ryo Hirakawa/Nick Cassidy teve um final de prova infeliz, abandonando após uma saída de pista. O melhor Lexus foi apenas 5º colocado com Yuji Tachikawa/Hiroaki Ishiura terminando imediatamente à frente do brasileiro João Paulo de Oliveira, que dividiu o Nissan #24 da Kondo com Mitsunori Takaboshi.

Na classe GT300, o Subaru BRZ de motor boxer de cilindros opostos e pneus Dunlop alcançou enfim sua primeira vitória em 2018 após várias provas de insucessos. Takuto Iguchi e Hideki Yamauchi cruzaram com 6″302 para Kazuki Hoshino/Hiroki Yoshida, com um dos Nissan GT-R da Gainer Tanax. A Goodsmile Hatsunemiku Team Ukyo completou a disputa em 3º lugar com Nobuteru Taniguchi/Tetsuya Kataoka.

Restando duas etapas, Jenson Button/Naoki Yamamoto assumem a ponta na classificação com 61 pontos, doze de vantagem para Tomoki Nojiri/Takuya Izawa, enquanto Ryo Hirakawa/Nick Cassidy baixaram para terceiro, com 47. Na GT300, Sean Walkinshaw/Shinichi Takagi só marcaram um ponto em Sugo mas seguem na dianteira, somando 52 pontos contra 45 de Koki Saga/Kohei Hirate e Nobuteru Taniguchi/Tetsuya Kataoka.

O campeonato volta em 21 de outubro, com a penúltima rodada em Autopolis.

Comentários