ELMS: Duqueine Engineering domina primeiro treino livre no Algarve

5bd305ce0c4d6

RIO DE JANEIRO – Fim de semana movimentado na Europa com a disputa das 4h de Portimão, última etapa do European Le Mans Series (ELMS) em 2018. Com o título já decidido em favor da G-Drive na LMP2 desde Spa-Francorchamps, a atenção se volta pela disputa nas classes LMP3 e LMGTE, que ainda estão em aberto.

E no Autódromo Internacional do Algarve, com seu traçado simplesmente espetacular, a Duqueine Engineering ditou a lei no primeiro dia de treinos. O carro #29 por Pierre Ragues saiu nesta sexta-feira como o mais rápido – 1’32″846 para os 4,653 km do circuito, com média horária acima de 180 km/h. O francês foi 0″074 mais rápido que o português Filipe Albuquerque, num dos Ligier da United Autosports.

A terceira posição também foi da equipe de Zak Brown e Richard Dean. O carro #32 com Will Owen a bordo ficou a pouco mais de dois décimos do melhor tempo dos treinos, trazendo a reboque o brasileiro Felipe Nasr. Bastaram apenas seis voltas e o piloto da Cetilar Villorba Corse levou seu Dallara ao 4º tempo – 1’33″447, com Henrique Chaves e Ben Hanley fechando o grupo dos seis mais velozes do dia.

Os protótipos Norma M30 se saíram bem entre os LMP3: a Ultimate ficou com o melhor tempo do FP1, com Matthieu Lahaye marcando 1’40″097, quase três décimos melhor que Nicolas Maulini, um dos pilotos escalados para o #8 da DKR Engineering. Líder do campeonato, a RLR MSport ficou com a terceira posição graças ao holandês Job Van Uitert.

Nicolas Légeret estabeleceu a quarta marca com um terceiro chassi Norma, este da equipe de Yvan Muller. Matt Bell foi o quinto e Mikkel Jensen fechou o grupo dos seis mais velozes da divisão.

Na LMGTE, o melhor tempo do primeiro treino foi do alemão Marvin Dienst, que rodou em 1’43″301 com o Porsche #77 da Proton Competition. O tempo dele foi melhor que muito piloto que andou de LMP3 hoje – e quatro décimos melhor que a marca de Giorgio Roda Júnior no outro Porsche do time sediado em Ummendorf.

Nas posições seguintes, vieram as Ferrari de Miguel Molina e Aaron Scott, além do Porsche #80 da Ebimotors e da Ferrari da Krohn Racing, onde o veterano Tracy foi o mais lento entre os 38 que treinaram – o protótipo #11 da Eurointernational inscrito para Giorgio Mondini e Kay Van Berlo ficou sem tempo cronometrado.

Neste sábado, o cronograma prevê a realização de uma segunda sessão de treinos livres às 9h25 locais, 5h25 de Brasília. A definição do grid também será amanhã, a partir de 14h25 locais, 10h25 de Brasília, com vídeo ao vivo aqui no blog. A corrida será domingo a partir de 12h30 locais – lembrando que o horário de verão termina exatamente no domingo em território europeu.

Comentários