Endurance Brasil: penúltima etapa agita o Velopark

349080-836283-bt1x5116-web_orig
Enquanto a Mercedes dos Negrão não participa da etapa do Velopark, o Porsche terá Marcel Visconde junto a Ricardo Maurício

RIO DE JANEIRO – Reta final da temporada 2018 do Endurance Brasil: a sexta e penúltima etapa da competição de provas longas – válida também como quarto evento do Regional Gaúcho – será realizada neste sábado, pela manhã, no menor circuito do país. O Velopark, com seus 2,278 km de extensão, terá pela primeira vez uma prova de longa duração.

E num momento chave, já que pelo menos na GT3, a categoria onde os principais carros rivalizam com os AJR pelas vitórias, a dupla Xandy e Xandinho Negrão não estará presente por motivos particulares. Como a pontuação prevê o descarte do pior resultado, pai e filho estão teoricamente tranquilos.

Já no Lamborghini Huracán, Daniel Serra está novamente presente para tentar ajudar Chico Longo a se manter na briga pelo campeonato. Ricardo Maurício tem chances ainda matemáticas, dividindo o Porsche #70 da Stuttgart Motorsport com Marcel Visconde.

Com o triunfo em Santa Cruz do Sul na classe, Xandy e Xandinho Negrão permanecerão com 545 pontos, com Longo somando 500 e Ricardinho 470. Chico teria – por enquanto – 85 pontos por descartar na etapa do Velo Città, enquanto o piloto do Porsche jogaria fora 75 da Chevrolet Absoluta 500, a etapa de Interlagos. Nesse fim de semana, a prova do Velopark oferece 150 pontos ao vencedor de acordo com o sistema progressivo adotado pela categoria.

Na classe P1, o favoritismo é novamente dos AJR. No treino extra de ontem, o carro #11 com motor Honda Turbo guiado por César Ramos e Emílio Padron já conseguiu tempos mais rápidos que a Fórmula 3 – a mais veloz categoria a andar na pista de Nova Santa Rita. A marca alcançada pelo protótipo foi de 48″619 nesta quinta-feira.

Uma vitória seria importante para Padron assumir a liderança do campeonato. O piloto tem 340 pontos, assim como Fernando Fortes e Carlos Kray. Todos estão de olho na ponta da tabela, que pertence a Tiel Andrade e Júlio Martini, líderes com 380.

Normalmente inscrito no carro #75, desta vez Emílio não deve correr nele no Velopark. Marcelo Vianna, que disputou a etapa passada na classe P3 com o MC Tubarão V, foi confirmado no MRX Cosworth que lidera a pontuação na P2 com 525 pontos e que tem 80 de vantagem para os vice-líderes Mauro Kern e Paulo Sousa.

349080-836285-bt1x5227-web_orig
A penúltima etapa do campeonato será neste sábado, às 10h da manhã. O blog terá o vídeo ao vivo com a etapa do Velopark do Endurance Brasil

Na P3, com uma temporada até aqui impecável, a dupla do MRX #56 da Motorcar formada por Rafael e Gustavo Simon lidera a classificação com 560 pontos e três vitórias. Os mais próximos na classificação não disputam a prova deste sábado: o vice-líder é Ricardo Furquim com 350 e Sérgio Pipa Cardoso está em terceiro lugar, com 230 – empatado com o argentino Alejandro “El Principe” Cignetti.

Henry Visconde volta à categoria neste fim de semana e ainda lidera na GT4, com 420 pontos somados. Sérgio Ribas, vice-líder, agora corre na GT3. Arthur Caleffi, terceiro colocado com 250, será o único adversário de fato de Visconde neste fim de semana. Até há o carro de Ésio Vichiese/Felipe Franco para a disputa, mas não é favorito.

A definição do grid de largada para a 6ª etapa do campeonato acontece hoje à tarde, a partir de 16h55 de Brasília, após a realização de duas fases de treinos livres. A corrida terá início às 10h da manhã deste sábado, com duração de três horas. Como é habitual, o blog traz o vídeo para os leitores acompanharem a transmissão ao vivo do Endurance Brasil, com a sempre competente narração do cracaço Luc Monteiro.

Comentários