FIA GT Nations Cup: competição toma forma
RIO DE JANEIRO – Com a chancela da FIA e organização da SRO de Stéphane Ratel, será disputado no primeiro fim de semana de dezembro um evento inédito: a FIA GT Nations Cup, com sede no Bahrein, em Sakhir.
É uma competição não de marcas, mas sim de países, como bem indica o nome da corrida – e que já conta com catorze nações confirmadas, com os pilotos, todos, de graduação prata ou bronze, de acordo com o ranqueamento da entidade máxima do desporto automobilístico.
A Copa das Nações tem até o momento o envolvimento de onze escuderias diferentes – na verdade, dez, posto que a AF Corse dá suporte à AT Racing, organização com bandeira austríaca e que estará com as cores de Belarus, país da família Talkanitsa. Pai e filho representam a antiga república da URSS na competição.
Amato Ferrari (de igual ao Commendatore Enzo, só o sobrenome) terá suas Ferrari 488 GT3 com outros dois países: a Itália, com Matteo Cressoni e Piergiuseppe Perazzini e o Japão, com Ken Seto e Tamotsu Kondo.
Um outro time com os carros do construtor italiano que dará suporte a dois países diferentes é a Rinaldi Racing, com carros inscritos nas cores da Rússia e da Alemanha. Denis Bulatov e Rinat Salikhov estão escalados para representar os conterrâneos de Lenin, enquanto a missão dos germânicos estará nas mãos de Alexander Mattschull e Nico Bastian.
A Austrália vai com a Herberth Motorsport (que é germânica, inclusive) fazendo o running de dois Porsche 911 GT3-R que serão inscritos para Brenton e Stephen Grove. Os belgas estão com o Belgian Audi Club Team WRT – quem mais? – e os Audi R8 LMS alinhados para Charles Weerts e Mike den Tandt.
Jean-Luc Beaubèlique e Jim Pla são os escalados pela França, que terá o Team AKKA-ASP dando o apoio e as duas Mercedes-AMG GT3 já confirmadas para a Copa das Nações. A Tailândia será representada pela TP12 em parceria com a Kessel Racing e mais duas Ferrari 488 GT3, para Pasin Lathouras e Piti Bhirombhakdi.
Outros dois países no rol dos “exóticos” também vão disputar o evento: Hong Kong, via KCMG e dois Nissan GT-R Nismo GT3 para Alex Au e Andy Tan, além do sultanato de Omã e dois Aston Martin Vantage V12 GT3 assistidos pela Oman Racing Team (Motorbase Performance), por enquanto sem representantes definidos.
A Suécia vai de McLaren 650S GT3 com o suporte da Garage 59, para Victor Bouveng e Alexander West. E a R-Motorsport cuida dos carros que serão entregues a pilotos de Suíça e Grã-Bretanha, respectivamente – ainda não indicados para a prova.
A Copa das Nações FIA GT terá três provas: a corrida classificatória #1, a corrida classificatória #2 e a final. Todas com 60 minutos de duração pelos 5,412 km do circuito barenita. A SRO contava com pelo menos 17 nações a garantir presença, podendo chegar a 19. Bulgária, Grécia, Indonésia e Taiwan são alguns dos países cujas federações foram convidadas, mas até agora não houve retorno.
Alguma possibilidade de termos um “Team Brazil”, como tivemos há cerca de até tres anos atrás nas séries Blancpain?