Gran finale: 32 carros na decisão do GT Open

18-18-T_Martin-BMW-Luzich-Ferrari-696x463

RIO DE JANEIRO – Fim de semana de decisão para o International GT Open. E a competição vai para o Circuito da Catalunha, em Barcelona, num clima de indefinição nas três subclasses em disputa, com um grid excepcional. Nada menos que 32 carros estão previstos para as disputas que fecham o ano da categoria organizada pela GT Sport de Jesús Pareja com chave de ouro.

Alguns carros ainda estão pendentes de confirmação, como o #21 da SPS Automotive Performance e há pilotos ainda por definir, como o parceiro de Márcio Basso no #7 da Teo Martín Motorsport. Mas a rodada final está repleta de novidades, retornos e estreias.

Vamos começar pelas estreias: pelo menos duas equipes entram na última rodada (sem direito a pontos, é bom lembrar), com duas Mercedes-AMG GT3. A Winward Motorsport vem dos EUA e do Continental Tire SportsCar Challenge e alinha um carro para Russell Ward e Indy Dontje, em parceria com os alemães da HTP Motorsport. Os espanhóis da Porteiro Racing trarão Charles Finelli e o jovem Philippe Denes para a competição.

Quem também ganha uma chance no GT Open é Christian Hahn: ele vai dividir com Lucas Auer, sobrinho do antigo piloto de Fórmula 1 Gerhard Berger, a pilotagem da Mercedes-AMG GT3 que não poderá contar com Cacá Bueno, ausente por disputar neste fim de semana a Stock Car em Londrina.

Entre os regressos, a polonesa Olimp Racing volta à categoria com dois Audi R8 LMS – um deles com a piloto e jornalista Malgorzata “Gosia” Rdest, de 25 anos. Ela dividirá o carro #5 com Stanislaw Jedlinski. No outro, competirão Marcin Jedlinski e Mateusz Lisowski. A eslovaca Senkyr Racing volta à carga com sua BMW M6 GT3, alinhada para Richard Gonda e o dinamarquês Mikkel Jensen.

Outras novidades para a etapa de Barcelona são a participação de Phil Keen no Lamborghini Huracán da VSR junto a Kang Ling; Andrea Rizzoli como parceiro de Damiano Fioravanti no #12 da Ombra Racing; Matt Griffin no cockpit ocupado por Daniel Serra na Ferrari #52 da Luzich Partners em algumas etapas neste ano e a Target Racing dando uma chance a Adrian Zaugg ao lado de Alberto di Folco e ao suíço Christoph Lenz junto a Stefano Costantini.

Não obstante, a Drivex terá um novo carro para Marcelo Hahn e Allam Khodair, que terá de ajudar o parceiro do #16 a ser campeão na classe Pro-Am entre os pilotos – e há chances disso acontecer. Para tanto, Khodair teve que se ausentar da rodada da Stock Car em Londrina, na qual será substituído por Kelvin Van der Linde. já que o eventual substituto Alan Hellmeister permanece em recuperação após o gravíssimo acidente sofrido na etapa anterior em Monza.

O campeonato chega a Barcelona totalmente indefinido: na classe Pro, Mikkel Mac (Luzich Racing Partners) lidera com 107 pontos, três à frente de Fran Rueda/Andrés Saravia (BMW Teo Martín Motorsport). A dupla Giovanni Venturini/Jeroen Mul (Imperiale Racing), que vem em quarto lugar com 82, ainda tem possibilidades, porém bastante remotas. Terão que ganhar as duas provas e torcer para os rivais marcarem o mínimo possível de pontos na Espanha.

Na Pro-Am, dez pontos separam Miguel Ramos/Fabrizio Crestani (Daiko Lazarus Racing) de Valentin Pierburg/Tom Onslow-Cole (SPS Automotive Performance). Marcelo Hahn, com 55 pontos, vai com as chances que lhe restam para buscar o caneco. Que na classe Am deve parar nas mãos de um brasileiro: dois pontinhos bastam para Giulio Borlenghi conquistar o título ao lado do polonês Andrzej Lewandowski. Miro Konôpka tem 61 e precisa ter melhores performances que os rivais para reverter a situação.

Atenção para os horários: sábado, a prova #1 terá início às 10h40 de Brasília e duração de 70 minutos. A final no domingo tem largada prevista para 9h15 de Brasília, com duração de 60 minutos. O blog traz o streaming das duas etapas AO VIVO.

Comentários