Para quem não viu: 24h Series, 12h de Spa-Francorchamps

RIO DE JANEIRO – Em meio ao fim de semana decisivo na IMSA e de mais uma etapa do FIA WEC, a Creventic viu ficar em segundo plano mais um de seus eventos, as 12h de Spa-Francorchamps, penúltima etapa da temporada nas séries 24h GT Series e 24h TCE Series.

Juntas, as duas divisões conseguiram reunir um bom grid. Foram 56 carros no total, disputando a vitória geral e nas diferentes subclasses pelo circuito de 7,004 km de extensão encravado na Floresta das Ardenas.

A SPS Automotive Performance levou a pole position por escassos seis milésimos de segundo, graças ao desempenho de Lance David Arnold na tomada de tempos. Mas a Scuderia Praha foi mais consistente ao longo da disputa e ao fim de 237 voltas, venceu a disputa com o trio formado por Jiri Pisarik/Matteo Malucelli/Josef Král. Valentin Pierburg/Lance David Arnold/Tim Müller chegaram mesmo em segundo, uma volta atrasados – mas com o triunfo na divisão A6-AM.

Ingo Vogler/Dr. Johannes Kirchoff/Max Edelhoff/Elmar Grimm fecharam o pódio geral com um dos dois Audi R8 LMS da Car Collection Motorsport, na disputa em que a nova versão do Porsche 911 GT3-R, cuja homologação começa apenas em 2019, largou em nono no grid para terminar em quinto, atrás da Mercedes-AMG da Hofor Racing.

E ao fim da corrida, a festa foi da PROsport Performance, que com Charles Putman/Charlie Espenlaub/Joe Foster/Adam Christodoulou chegou em 6º lugar – suficiente para conquistar o título paralelo do 24h GT Series em solo europeu. A equipe finalizou o campeonato com 106 pontos, após o descarte dos dois piores resultados em seis provas, contra 103 pontos da Car Collection e 102 da Scuderia Praha.

Nas demais classes em disputa nas 12h de Spa-Francorchamps, claro está, o Porsche da Manthey Racing alinhado para Edward Lewis Brauner/Jürgen Häring/Sven Müller triunfou na SP4, enquanto a Ebimotors venceu na 991 terminando em 13º na geral, logo à frente da VDS Racing Adventures, vencedora na divisão SPX.

A equipe CWS Engineering de Colin White levou seu Ginetta G55 ao primeiro lugar no subgrupo SP3 e a Bas Koeten Racing faturou na TCR com seu modelo Cupra, derrotando os conterrâneos da Red Camel-Jordans. A Fox Motorsport ganhou na GT4 com seu Audi R8 LMS GT4 e – para variar – a Bonk Motorsport ganhou na CUP1, exclusiva dos modelos BMW 235i. Por fim, a Synchro Motorsport ganhou na A3 com seu Honda Civic.

A última etapa do 24h Series será as 24h do COTA, em Austin, nos dias 17 e 18 de novembro, fechando assim o campeonato dos continentes, de acordo com o calendário. Por enquanto, 43 carros estão prometidos para o evento.

Enquanto a corrida estadunidense não chega, fique com o que aconteceu de bom em Spa no último fim de semana.

Comentários