AsLMS: abertura da temporada com 27 carros

22_United_Autosports_Ligier_AsLMS_Shanghai_2018_Test-2
Com quatro carros inscritos, a United Autosports vai batalhar em duas frentes no Asian Le Mans Series em 2018/19

RIO DE JANEIRO – Crescimento: essa é a palavra-chave do Asian Le Mans Series (AsLMS) às vésperas de se começar mais um campeonato. As perspectivas parecem tão boas ou melhores quanto 2016/17, a temporada em que a competição teve seus melhores grids em termos de quantidade, decaindo um pouco no último certame.

Para 2018/19, entretanto, com o interesse crescente das equipes europeias e a possibilidade de conquista de vagas automáticas para a disputa da próxima edição das 24h de Le Mans, os organizadores comemoram um grid de quase 30 carros em Xangai para a primeira rodada de um total de quatro previstas.

A Agile 4h de Xangai será disputada por 27 inscritos em quatro categorias diferentes – LMP2, dos protótipos ainda dentro do antigo regulamento ACO/FIA, com múltiplas opções de motores e chassis; a LMP3 com regulamento padrão de motor, câmbio, pneus e eletrônica e os modelos Grã-Turismo, que se dividem desde os LMGTE – permitidos por regulamento e GT300, passando pelos GT3 FIA e pelos carros Cup (Audi, Porsche, Ferrari e Lamborghini).

Ao todo, estarão presentes à rodada inaugural 18 protótipos – divididos em oito LMP2 e 10 LMP3 – e nove modelos Grã-Turismo, sendo cinco GT3 e quatro GT Cup, todos Porsche.

24_Algrave_Pro_Ligier_AsLMS_Shanghai_2018_Test
Harrison Newey será um dos pilotos da Algarve Pro Racing, que disputará em paralelo a LMP2 AM

Como novidade, a LMP2 está dividida em PRO e AM – esta última, para tripulações de pilotos com graduação inferior, oferecendo o benefício de uma vaga direta a La Sarthe. Contudo, apenas a Algarve Pro Racing e a ARC Bratislava têm carros com pelo menos dois pilotos bronze.

Campeã do ano passado, a Jackie Chan DC Racing X Jota entra na disputa com um único Oreca 05 Nissan na primeira etapa, a ser guiado pelos malaios que disputam o WEC – Nabil Jeffri, Weiron Tan e Jazeman Jaafar. A principal oposição ao time chinês deve vir da United Autosports, que inscreveu dois protótipos Ligier JS P2, da Spirit Of Race – que conta com o brasileiro Pipo Derani – e da Panis-Barthez Competition.

Correndo por fora, estará um dos carros da Algarve Pro Racing, o que tem Harrison Newey (filho do mago Adrian) a bordo, junto a Andrea Pìzzitola e Ate Dirk de Jong.

36_Eurasia_Ligier_AsLMS_Shanghai_2018_Test
A Eurasia optou por se concentrar apenas na LMP3 na rodada inaugural, com Nobuya Yamanaka formando dupla com Aidan Read na abertura do campeonato

Na LMP3, sete equipes compõem o alentado plantel, cheio de novidades. A United Autosports não economizou e levou dois carros para a China, assim como a Ecurie Ecosse/Nielsen e também a Jackie Chan DC Racing X Jota, também atual campeã desta categoria. A equipe chinesa, contudo, não tem ainda seus pilotos 100% definidos: de última hora, Hugo de Sadeleer pintou por lá e arrumou um assento no carro #38, que dividirá com Neric Wei e Josh Burdon, que ano passado defenderam a KCMG.

Outras boas novas são a presença da Inter Europol Competition e da R24, um time assistido pela Eurointernational e que vai alinhar só mulheres ao longo da temporada. No carro #50, que tem o objetivo de conquistar a sonhada vaga para Le Mans, estarão a belga Sarah Bovy e a holandesa Stephane Kox, filha do experiente Peter Kox – que está em Xangai dando apoio à herdeira. Keiko Ihara é uma espécie de madrinha informal da equipe feminina.

11_Car_Guy_Ferrari_AsLMS_Shanghai_2018_Test-2
A CarGuy conta com James Calado para buscar uma das vagas automáticas para Le Mans no próximo ano

Quatro equipes dão as caras entre os GT, com a TianShi Racing Team trazendo nomes de peso feito o britânico Rob Huff e o belga Dries Vanthoor para o primeiro desafio do ano. Os oponentes também jogam pesado: a CarGuy vem com James Calado e a Spirit Of Race, única equipe com carros LMP2 e GT, traz além do veterano brasileiro Oswaldo Negri (na lista de inscritos, identificado como sendo dos USA) e Ale Pier Guidi.

Os quatro Porsche 911 GT3 Cup têm gente boa a bordo, como Philippe Descombes e Benny Simonsen – irmão do saudoso Allan Simonsen – com o carro da Modena Motorsports. E até o piloto da Porsche na IMSA e antigo vencedor das 24h de Le Mans, o neozelandês Earl Bamber, comparece com um bólido em seu nome, para Graeme Dowsett e Jeffrey Chiang, piloto de Taipei.

Os carros participam nesta sexta-feira de treinos livres extra-oficiais, após um teste aberto nesta quinta. O carro #22 da dupla Phil Hanson/Paul Di Resta foi o mais rápido. Sábado acontece o treino que define o grid de largada e a corrida começa no domingo às 9h30 locais, 23h30 de sábado para domingo pelo horário de Brasília. O blog vai ter o streaming ao vivo do Qualifying e das 4h de Xangai. Não percam!

Comentários