Endurance Brasil: mais um recorde para o AJR #65 em Tarumã

350727_843779_bt1x1524
Mais um recorde para o AJR #65, o segundo consecutivo no circuito de Tarumã (Foto: Bruno Terena/MS2/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – Quase quatro meses depois da última corrida do Endurance Brasil em Tarumã, o protótipo AJR #65 preparado pela Motorcar para os sul-matogrossenses Nílson e José Roberto Ribeiro protagonizou nova façanha num dos circuitos mais velozes do país. Nesta sexta-feira, eles quebraram novamente o recorde do traçado de 3,039 km de extensão para a modalidade.

O tempo de 55″990 (média superior a 195 km/h), além de quase sete décimos melhor que a antiga marca, está cada vez mais próximo do recorde absoluto da pista. Pedro Piquet tem 55″712, marca alcançada em 2014 a bordo de um Dallara de Fórmula 3 – um carro bem mais leve que o AJR construído por Juliano Moro.

Os Ribeiro não foram os únicos a melhorar o recorde: Vicente Orige e Carlos Kray vão largar da 2ª posição do grid com o tempo de 56″333, a 0″343 da pole. E na terceira posição, já a mais de dois segundos do #65, ficou o carro #117 da trinca Fernando Ohashi/Henrique Assunção/Marcelo Vianna, seguido pelo #11 com motor Honda K24 Turbo guiado por Emílio Padron e Fernando Fortes.

“Essa é minha segunda pole do ano e o que me deixa mais feliz é ter quebrado o recorde com a volta mais rápida de toda a história do circuito. Amanhã é um dia de muito trabalho para buscarmos a primeira vitória do ano”, afirmou José Roberto Ribeiro.

Detalhe: a pole foi feita mesmo depois de uma rodada que desalinhou um pouco o carro e dechapou o pneu. A equipe acredita que o recorde de Piquet teria caído.

350727_843777_bt1x0638
Pole da GT3, o Lamborghini Huracán de Chico Longo e Daniel Serra larga em 5º na corrida que pode dar o título a Longo no Endurance Brasil. Os rivais do piloto são Ricardo Maurício e a dupla Xandy e Xandinho Negrão (Foto: Bruno Terena/MS2/Divulgação)

A pole da GT3 ficou com o Lamborghini Huracán GT3 #19 da Via Italia/TMG. Daniel Serra virou em 58″660, contra 59″478 do Mercedes-AMG GT3 de Xandy e Xandinho Negrão, 7º colocado geral. Ricardo Maurício, que correrá junto a Miguel Paludo, convocado de última hora para guiar no Porsche #70 da Stuttgart Motorsport, já que Marcel Visconde sofreu um acidente no evento da Porsche Cup em Interlagos e não recebeu alta para poder correr, fechou o grupo dos oito carros que rodaram nos treinos abaixo de 1 minuto.

Nas demais classes, a pole da P2 – 10º lugar geral – ficou com Emílio Padron/Fernando Ohashi/Henrique Assunção/Marcelo Vianna, com o tempo de 1’03″667. Na P3, os já campeões brasileiros Gustavo e Rafael Simon foram os mais velozes do último treino classificatório do ano, na 15ª posição – 1’04″711. O único GT4 inscrito é o Audi RS3 LMS TCR para Arthur Caleffi/Henry Visconde, que rodou em 1’09″485 – vigésimo entre 21 carros que treinaram.

As 3h de Tarumã, última e decisiva etapa do Endurance Brasil, têm largada às 15h pelo horário de Brasília neste sábado. E – é claro – terá vídeo com o streaming ao vivo aqui no A Mil Por Hora.

Comentários