Tudo pronto para a Copa do Mundo de Grã-Turismo

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RIO DE JANEIRO – Macau será o epicentro de um festival de velocidade neste fim de semana. O tradicional circuito da Guia, com seus 6,120 km de extensão e 19 curvas, de diferentes graus de dificuldade e ângulos, recebe entre diversas provas, com destaque para o Grande Prêmio de Fórmula 3, o FIA GT World Cup, a Copa do Mundo de Grã-Turismo.

A competição será realizada pela quarta vez e espera-se que seja menos atribulada que nos dois anos anteriores. Em 2016, por exemplo, o carro do belga Laurens Vanthoor acabou com as quatro rodas pra cima depois de uma carambola e ano passado, houve um incidente histórico numa das muitas apertadas esquinas da pista. Teve piloto que sugeriu colocar – vejam só! – GPS nos carros Grã-Turismo. E quem fala o que quer, lê também o que não quer: David Coulthard e Mark Webber foram dois dos que criticaram a ideia.

Deixando isso de lado, é uma pena que o grid esteja mais magro em relação aos últimos anos, quando o evento reunia pelo menos duas dúzias de carros. Neste ano, são apenas 15 os competidores, mas ninguém pode se queixar de falta de qualidade ao se olhar os nomes dos envolvidos na lista de inscritos.

Lista de inscritos do FIA GT World Cup

Um dos principais nomes da história recente de Macau nos últimos anos, o ítalo-suíço Edo Mortara lidera o esquadrão Mercedes-AMG Team Gruppe M Racing, do qual fazem parte ainda o alemão Maro Engel e o italiano Raffaele Marciello. A Nissan não deixou por menos – via KCMG, leva também três carros para o FIA GT World Cup, que serão entregues a Alexandre Imperatori, Tsugio Matsuda e Oliver Jarvis.

A Audi é um dos construtores com o maior número de carros – quatro, alinhados por três equipes. A Rutronik Racing terá o piloto de fábrica Christopher Haase, enquanto a Zun Motorsport Crew inscreve Adderly Fong, para fazer as honras da casa, já que Macau voltou a ser anexada ao território de Hong Kong após anos como possessão portuguesa. A WRT não podia ficar de fora e leva dois bólidos para Robin Frijns e Dries Vanthoor.

Tirando a Nissan, inclusive todos os outros fabricantes envolvidos no evento são da Alemanha. A BMW leva o brasileiro Augusto Farfus, que assim se ausenta da etapa de Xangai do WEC, para tentar um triunfo na corrida de despedida de Charly Lamm como chefe de equipe da Schnitzer. Após quatro décadas de bons serviços prestados aos bávaros, o “big boss” vai se retirar.

Já a Porsche aposta num pequeno exército de bons pilotos oficiais e mais Darryl O’Young, que terá a companhia de Matthieu Jaminet na Craft-Bamboo Racing. Laurens Vanthoor e Earl Bamber defenderão as cores da Manthey.

Mais uma vez, o fornecedor oficial de pneus do evento será a Pirelli, que definiu uma cota de cinco jogos de pneus slicks para cada piloto administrar durante o fim de semana. Em caso de chuva, serão usados três sets de pneus ranhurados. E os pneus são mesmo importantes em Macau, já que além da exigência natural da pista, a aderência do longo traçado pode mudar de evento para evento ao longo do fim de semana.

A programação de atividades será aberta na quinta-feira com treinos livres, ficando a definição do grid para a sexta-feira, dia 16. Sábado (em Macau, claro) será disputada a prova classificatória com um total previsto de 12 voltas, que define o grid para a prova principal de domingo. Com 18 voltas, ela apontará o piloto campeão do FIA GT World Cup.

Como Macau está +10h a frente pelo horário de Brasília, os horários são os seguintes:

15/11 – Quinta-feira

4h25 (horário de Brasília) – Treino livre #1

16/11 – Sexta-feira

0h30 (horário de Brasília) – Treino livre #2

4h10 (horário de Brasília) – Qualifying

17/11 – Sábado

3h05 (horário de Brasília) – Corrida Classificatória (12 voltas)

18/11 – Domingo

2h25 (horário de Brasília) – Corrida final (18 voltas)

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