12h de Abu Dhabi: quadra da Kessel Racing

Kessel-Racing-Ferrari-488-Gulf-12-Hours
Uma equação de sorte e competência deu a vitória nas 12h de Abu Dhabi, pela quarta vez consecutiva, à equipe suíça Kessel Racing

RIO DE JANEIRO – Impressiona a sinergia entre as 12h de Abu Dhabi e a Kessel Racing. O time suíço conquistou neste sábado sua quarta vitória consecutiva na prova disputada em Yas Marina – marcando também a sétima vitória da Ferrari em oito edições na disputa que acontece desde 2012.

O carro #11 guiado por Michael Broniszewski/Davide Rigon/Alessandro Pier Guidi terminou a corrida com 313 voltas completadas pelos 5,555 km do circuito dos Emirados Árabes, após as duas partes com seis horas cada. Na primeira, a Car Collection Motorsport venceu com Dimitri Parhofer/Christopher Haase/Markus Winkelhock – e o trio do Audi R8 LMS EVO #88 chegou em segundo, na mesma volta dos vencedores.

Mas poderia ter sido diferente: a Attempto Racing perdeu o carro #99 na segunda parte da disputa e o #44 do trio formado por Giorgio Roda/Sean Walkinshaw/Clemens Schmid liderou por um bom tempo mas acabou atrasado por conta de um furo de pneu. A trinca ainda conseguiu o 3º lugar geral.

E não custa nada lembrar que o McLaren 720S GT3 poderia vencer em sua corrida de estreia, com o trio Ben Barnicoat/Álvaro Parente/Shane Van Gisbergen, que igualmente chegou à dianteira e vinha em primeiro, dominando a parte noturna das 12h de Abu Dhabi, quando enfrentou problemas de suspensão dianteira. Perderam cinco voltas e ainda conseguiram terminar a disputa em 9º lugar na geral e quinto na GT3 Pro.

Outro destaque da disputa foi o quarto posto da Oman Racing by TF Sport com o novo Aston Martin Vantage GT3, à frente do Lamborghini Huracán GT3 da Daiko Lazarus Racing, vencedor na classe GT3 Pro-Am. A trinca formada pelas pilotos Manuela Gostner/Rahel Frey/Michele Gatting chegou em sexto na geral e segundo na subdivisão, com a Beechdean AMR completando o pódio.

Além da vitória na geral e na GT3 Pro, a Kessel Racing faturou também na GT3 Am com o 16º lugar geral de sua Ferrari com o dorsal #33, logo atrás dos ganhadores da GT Cup – o Lamborghini Super Trofeo da GDL Asia e do trio Cordoni/Liquorish/Deverikos.

Na GT4, ganhou a Bullitt Racing com o 20º posto geral do trio Caldwell/Loggie/Kharuk, enquanto os protótipos LMP3 foram de novo prejudicados por um estranho processo de handicap que os atrasava a cada parada de box. Como efeito, o melhor dos quatro carros da categoria foi o pole position geral – o Norma M30 da Graff Racing guiado por Neale Muston/James Winslow/Jake Parsons, que perdeu cinco voltas em relação ao vencedor e foi o décimo colocado na disputa.

O carro #39 que tinha entre os pilotos o brasileiro Sergio Pasian terminou em 25º na geral e quarto entre os LMP3, completando 239 voltas no total. A registrar que dos 33 que deram a largada mais cedo na primeira parte, quatro carros desistiram na primeira metade e somente outros dois não viram também a quadriculada.

No fim das contas, o italiano Rigon ampliou seu recorde de vitórias nas 12h de Abu Dhabi, chegando ao quinto triunfo seguido. Broniszewski ganhou pela quarta vez. E foi a primeira vitória de Pier Guidi na competição  – ano passado, Miguel Molina estava na tripulação e nas duas vezes anteriores em que Rigon e o polonês correram juntos, o parceiro deles foi o italiano Giacomo Piccini.

Comentários

  • Posso estar redondamente enganado ou tive uma impressão fictícia mais a Maclaren 720 S pode não ter vencido, mas me parece ter construído um GT3 muito vencedor a julgar o desempenho na pista contra rivais de boa estrada. O carro me parece além de ser muito bom no miolo e extremamente veloz nas retas. Os novos Aston também tem um potencial magnífico , mais a Maclaren me impactou mas pois seu disigner nem parece ser de apenas um GT3 , o carro tem muito potencial mesmo vamos ter mais notícias desse carro com certeza principalmente em triunfos.