MENU

14 de dezembro de 2018 - 13:52Stock Car

A volta de Tarumã na Stock Car

201710221715436_324615_742731_bt5d9512_II

Pista que sediou a primeira prova da Stock, Tarumã volta ao calendário em 2019 (Foto: Bruno Terena/Reprodução Grande Prêmio)

RIO DE JANEIRO - Um dos circuitos mais desafiadores e velozes do país e que faz, mais do que nunca, parte da história do esporte nacional, Tarumã está de volta ao calendário da Stock Car em 2019.

Vetado neste ano por questões de segurança, o circuito gaúcho retorna às datas da principal categoria nacional por um motivo especial: em abril, exatamente quando se abre a temporada do próximo ano, a Stock completa 40 anos nas pistas.

Foi em 22 de abril de 1979 que se disputou a primeira corrida da história, com apenas uma dezena de Opalas  – modelo da Chevrolet que dava as cartas nas provas de Divisão 1 e que, com o apoio da montadora, virou uma categoria de carros de Turismo que resistiu ao tempo, lá mesmo em Tarumã.

O primeiro pole position foi o carioca João Carlos “Capeta” Palhares. Affonso Giaffone foi o primeiro vencedor e o primeiro campeão da história foi Paulo Gomes, o Paulão.

Mas há um reparo: se as obras de segurança exigidas pela CBA e seu caderno de encargos não ficarem prontas a tempo, pode haver uma inversão de datas e o Velopark, que tem uma data em novembro, é quem abriria a categoria, deixando Tarumã mais pra frente.

Em relação a pistas, Curvelo e Guaporé seguem ausentes e pelo menos 10 circuitos serão usados. A Corrida do Milhão será novamente realizada – não será em Goiânia, é bom lembrar – e a data dessa prova segue em aberto. Em princípio, não deverá haver a Corrida de Duplas como houve em 2018. A temporada de 2019 terá um intervalo de praticamente um mês e pouco entre a etapa marcada para 9 de junho em Londrina e a seguinte, em 21 de julho, no circuito de Santa Cruz do Sul.

A categoria correrá de abril até dezembro e surpreende por enquanto a Stock ter somente uma data na principal pista do país, o Autódromo de Interlagos.

Em tempo: a Stock também terá novo comandante no próximo campeonato, já que Rodrigo Mathias deixou o cargo de diretor-executivo da Vicar, posto que já foi de Carlos Col (que inclusive voltou à categoria como presidente de um conselho de comando da categoria) e também de Maurício Slaviero.

Calendário da Stock Car 2019:

07/04 – Tarumã
05/05 – Velo Città
19/05 – Goiânia
09/06 – Londrina
21/07 – Santa Cruz do Sul
11/08 – Campo Grande
25/08 – Corrida do Milhão (pista a confirmar)
15/09 – Curitiba
20/10 – Cascavel
10/11 – Velopark
24/11 – Goiânia
15/12 – Interlagos

6 comentários

  1. Alessandro Neri disse:

    Volta com a chicane Nutella? Ou volta o Tarumã verdadeiro sem chicane?

  2. Brasileiro de Marcas vai morrer?

  3. Marco lentini disse:

    Oq já existe de concreto para 2019?? Já que Se fala de novas marcas e (novas tecnologias)segundo Gol.

  4. Leo Pereira disse:

    Incompreensível nao ter Curvelo novamente no calendário, ja que foi a própria categoria que apoiou a construção da pista…

    Seria importante também ter uma corrida em pista de rua. Como era Salvador, por exemplo…

  5. Sergio Ribas Pacheco disse:

    Tarumã de volta é isso aí !! Tomara que não usem aquela gicane “boiola” !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>