Recorde: 31 carros para as 12h de Abu Dhabi

McLaren-720S-GT3-Bahrain-2
O novo modelo McLaren 720S faz sua primeira prova oficial nas 12h de Abu Dhabi, no próximo dia 15

RIO DE JANEIRO – O próximo dia 15 de dezembro terá uma das últimas provas de Endurance do planeta em 2018. Além da disputa das 12h de Tarumã no mesmo fim de semana, a pista de Yas Marina sedia mais uma vez a Gulf 12h, prova disputada pela oitava vez em sua história. E com direito a recorde.

A organização do evento anunciou neste fim de semana que a prova terá o seu melhor plantel de inscritos de sempre. Serão (por enquanto) 31 carros, divididos em sete subclasses. E o evento marcará a estreia oficial de dois novos modelos.

Sucessora do modelo 650S GT3, a McLaren 720S GT3 fará seu debute na prova do Oriente Médio com um carro oficiosamente inscrito pela McLaren Customer Racing. Na divisão GT4, quem faz sua primeira prova é o novo Aston Martin Vantage, através da equipe oficial de fábrica. O GT3 correu ainda não homologado em Nürburgring numa prova do VLN e faz sua primeira prova oficial através da equipe Beechdean Motorsport.

O novo McLaren é um dos seis carros da classe GT3 Pro, que terá ainda a Attempto Racing com um dos novos Audi R8 LMS Evo – este para Klaus Bachler, Stanislav Minsky e Giorgio Roda. A Car Collection Motorsport também representará os quatrargólicos de Ingolstadt na divisão, alinhando Christopher Haase/Markus Winkelhock/Dimitri Parhöfer, enquanto a Kessel Racing alinha uma Ferrari 488 GT3 para buscar o tetracampeonato da prova, com Davide Rigon/Michal Broniszewski/Alessandro Pier Guidi. R-Motorsport e Oman Racing Team, com Ahmad Al Harthy/Jonathan Adam/Darren Turner, completam a lista com dois Aston Martin Vantage GT3.

Beechdean-Motorsport-new-Vantage-GT3
A Beechdean já recebeu o novo Vantage GT3 e estreia o carro nas 12h de Abu Dhabi com quatro pilotos a bordo

Na GT3 Pro-Am, irão sete carros de seis equipes. A Kessel será a única com dois bólidos, cabendo os demais à Attempto Racing – que confirmou o veterano Üwe Alzen ao lado de Dietmar Haggenmüller e Martin Konrad – à Car Collection Motorsport (Digi Parhofer/Ali Capan/Isaac Tutumlu/Peter Schmidt), aos italianos da Daiko Lazarus Racing, aos britânicos da Beechdean (Chris Dyson/Humaid Al Masaood/Ross Gunn/Andrew Howard) e a GPX Racing (Roald Goethe/Stuart Hall/Jordan Grogor) completa a lista com um Porsche.

A GT3 Am vai com quatro inscritos, encabeçada pela Kessel e pela Spirit of Race com duas Ferrari 488 GT3 e a Stile F Squadra Corse, fazendo figuração com uma velha 458 GT3. Para confrontar os italianos, a AKKA-ASP terá uma Mercedes-AMG GT3 para Jean-Luc Beaubèlique/Mauro Ricci/Christophe Bourret/Benjamin Ricci. A equipe tinha planos (não confirmados, ainda) de colocar mais um carro na subclasse Pro-Am.

Aston-Martin-Vantage-GT4-1
O novo Aston Martin Vantage GT4 também deve dar as caras em Yas Marina e fazer sua estreia oficial

Quatro equipes, com seis carros, compõem o plantel da GT4. Estão confirmadas três Mercedes-AMG GT4 – duas da Bullitt Racing e uma da Ciceley Motorsport (Jordan Witt/Frank Bird/Issam Charouf) – podendo ter uma da Dragon Racing no sistema “arrive and drive” (chegue e guie), enquanto a Scuderia Villorba terá dois Maserati MC GT4 e a Aston Martin Racing completa a relação – embora a 3Y Technology, que pode alinhar pelo menos uma BMW M4 GT4 (talvez até duas), possa engrossar a lista e assim aumentar o plantel de possíveis inscritos. Na GT Cup, a GDL Racing Middle East responde por três inscrições – duas de Porsche Cup e uma de Lamborghini Super Trofeo, com a PSC Motorsport em mais um Lambo e o Porsche Carrera da Slidesports.

Por fim, entrarão na prova três protótipos LMP3, sendo o único Pro-Am da Villorba Corse e os dois LMP3 Am da Graff Racing – um Norma M30 e um Ligier JS P3. Kang Ling/Eric Trouillet/Sergio Pasian formam a trinca do Norma e Sébastien Page/Luis San Juan/Esteban Garcia vão no Ligier.

Comentários