Silly Season, IMSA 2019 – classe GTLM

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Como é que diz mesmo o colega de Fox Sports Teo José? “Segura o italiano!” Zanardi em Daytona é um acontecimento…

RIO DE JANEIRO – Mal lancei aqui no blog a previsão de possíveis participantes da GTD para a temporada 2019 da IMSA e já surgiram mais novidades – tanto que a organização prevê que o total de inscritos full season pode chegar perto do teto limite de alguns circuitos: Mid-Ohio e Laguna Seca, por exemplo, não têm capacidade para além de 40 carros nos pits.

Mas enquanto os números não são finalizados, seguimos mostrando o panorama das classes para o próximo campeonato que começa em pouco mais de um mês com a disputa das 24h de Daytona – sem contar que temos o ROAR, o teste coletivo oficial, logo no início de janeiro.

Lá mesmo na Flórida, algumas equipes da GTLM já treinaram com vistas ao ano que se aproxima. Então, vamos ao panorama de momento.

BMW TEAM RLL
Carro: BMW M8 GTE
Pilotos: John Edwards/Jesse Krohn/Chaz Mostert/Alex Zanardi (#24) e Tom Blomqvist/Connor De Philippi/Colton Herta/Philipp Eng (#25)

Primeira equipe a anunciar sua formação de pilotos para 2019 na GTLM, a BMW Team RLL apresenta novidades no segundo ano de campanha do time com o modelo M8 GTE do construtor da Baviera. A começar por Tom Blomqvist sucedendo Alexander Sims, que foi para a Fórmula E, como novo parceiro de Connor De Philippi.

Mas a principal notícia para a primeira etapa é que Alex Zanardi estará ao volante do carro #24 na disputa das 24h de Daytona. O italiano de 52 anos, que fez misérias numa prova recente do DTM em Misano, já testou com o ‘brinquedo’ e terá uma estreia de gala na clássica prova da Flórida. Zanardi é demais!

De certa forma, a participação dele ofusca um pouco outros novos nomes confirmados, como os de Colton Herta e Chaz Mostert, para colaborar com a equipe ao longo do ano.

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Ainda com o visual apresentado na Petit Le Mans, última etapa deste ano, a Porsche treinou em Daytona com vistas à temporada 2019

PORSCHE GT TEAM
Carro: Porsche 911 RSR
Pilotos: Fréderic Makowiecki/Patrick Pilet/Nick Tandy (#911) e Earl Bamber/Laurens Vanthoor/Mathieu Jaminet (#912)

A Porsche também finalizou seu lineup de pilotos para a IMSA 2019, antes mesmo deste ano terminar. Na parte dos pilotos titulares, zero surpresa. Seguem os mesmos nomes que disputaram o campeonato em que a marca de Weissach terminou em 3º lugar, com três vitórias.

Em contrapartida, para as provas de Endurance, há novidades: Fréderic Makowiecki, que esteve em 2018 apenas nas provas de Grã-Turismo, retorna às provas do Michelin Le Mans Cup, compondo tripulação com Nick Tandy e Patrick Pilet. Cara nova – mesmo – é a do jovem francês Mathieu Jaminet, que recebe uma oportunidade e tanto ao dividir o segundo carro com Laurens Vanthoor e o campeão das 24h de Le Mans em 2017 Earl Bamber.

CORVETTE RACING
Carro: Chevrolet Corvette C7-R
Pilotos: a confirmar

Quando todo mundo – eu inclusive – já dava como favas contadas a estreia do novo modelo C8-R (que segue em testes e em desenvolvimento), a Corvette faz valer a máxima do ‘time que está ganhando não se mexe’, e dá uma sobrevida ao Trovão Amarelo. O C7-R de motor aspirado e montado em posição traseira vai continuar nas pistas, para uma última temporada.

Campeã da GTLM, a equipe comandada por Doug Fehan ainda não confirmou seus pilotos titulares. É pouco provável que haja mudanças. Assim, Antonio Garcia e Jan Magnussen devem seguir dividindo um dos carros e Oliver Gavin repartiria o outro com Tommy Milner. A confirmação deve acontecer muito em breve – tanto quanto dos pilotos que estarão com os titulares em Daytona e Sebring.

FORD CHIP GANASSI RACING
Carro: Ford GT EcoBoost
Pilotos: a confirmar

Também sob as incertezas acerca da continuidade ou do término de seu programa de Grã-Turismo, a Ford deve continuar seu programa full season com a Chip Ganassi Racing. Ainda não houve movimentações no sentido de anunciar pilotos, mas a equipe fez testes pós-temporada com um carro todo envelopado na cor branca e pode ter novidades.

O sueco Felix Rosenqvist, novo contratado do time, experimentou o carro pela primeira vez e pode pelo menos aparecer em Daytona. Isso se Chip não decidir escalar o nórdico também em Sebring e até mesmo em provas do WEC, já que a ideia é que a CGR tenha novamente quatro carros – os dois do Mundial e os dois da IMSA.

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Apenas em Daytona, por enquanto: Risi Competizione testou e terá Miguel Molina na prova de abertura do campeonato. Nas demais corridas, nada se sabe…

RISI COMPETIZIONE
Carro: Ferrari 488 GTE EVO
Pilotos: Miguel Molina/a confirmar

Pelo menos na abertura da temporada 2019, a Risi Competizione – que no último campeonato se apresentou em somente três etapas – será vista com sua Ferrari 488 GTE EVO. O time de Houston, que busca ainda o apoio financeiro necessário para poder sustentar um calendário completo e rivalizar assim com as demais marcas, já confirmou o espanhol Miguel Molina a bordo. Demais pilotos devem vir de indicações da fábrica italiana.

OUTROS

Infelizmente o panorama para as 24h de Daytona deve ser este e no resto do campeonato, caso a Risi não venha a resolver seus problemas de verba curta, deveremos ter quatro equipes apenas na disputa e oito carros a tempo inteiro. A Aston Martin Racing eventualmente pode ser uma possibilidade para a primeira prova de 2019 – e não faria sentido algum o construtor britânico ter um carro extra nas 12h de Sebring, já que as mesmas serão no fim de semana em que o WEC volta à pista da Flórida.

Comentários

  • Segundo o Graham Goodwin a Aston Martin está procurando parceiros fortes nos EUA para tocarem uma equipe com apoio deles. Ao estilo do que faz a BMW com a RLL e a Ford com a Ganassi. Mas ele acha que a chance de isso acontecer nesta próxima temporada é bem diminuta.