MENU

8 de janeiro de 2019 - 14:47Rali Dakar

Dakar 2019: De Villiers é novo líder nos carros; dia é de Loeb

image

Lá vem o “cara”: Loeb vence a segunda etapa em dia de insucessos de vários adversários no trecho de Pisco a San Juan de Marcona

RIO DE JANEIRO - A velha máxima de que depois de um dia há outro dia é sempre válida quando se trata de Rali Dakar. A terça-feira viu mudanças substanciais na classificação dos carros, uma vez que a etapa de hoje foi mais longa – 342 km cronometrados – e, por consequência, bem mais atribulada para todos os concorrentes.

O vencedor e então líder Nasser Al-Attiyah abriu a trilha com sua Toyota Hilux e ao longo de toda a especial, não conseguiu um bom ritmo. Nunca ficou entre os dez mais rápidos e ao fim do dia, perdeu mais de sete minutos e meio. Fora do top 10, o catari caiu para 8º na classificação geral.

Mas nada comparado a Stéphane Peterhansel, que passou no terceiro waypoint como líder e enfrentou problemas técnicos na altura do quilômetro 109 da etapa, que o fizeram perder quase 20 minutos. O maior vencedor da história do Dakar ainda recuperou um pouco de terreno, mas acabou a segunda etapa em 17º lugar, mais de 15 minutos atrasado.

E de tanto os pilotos passarem a responsabilidade do favoritismo de um para o outro, esqueceram de combinar com Sébastien Loeb, que fez uma etapa excepcional a partir do momento em que Peterhansel teve problemas. O “Pelé” do WRC liderou do quarto waypoint até o final para embolsar a etapa, no tempo de 3h26min53seg. Sua diferença para Nani Roma, outro que tentou atropelar na fase final do estágio, foi de apenas oito segundos!

Nas posições seguintes vieram o holandês Bernhard Ten Brinke e o discreto sul-africano Giniel De Villiers, que na regularidade de sempre, já alcança a liderança geral da classificação, 28 segundos à frente do companheiro de equipe. Yazeed Al Rajhi e Cyril Despres completaram os seis primeiros da etapa.

Além de Al-Attiyah e Peterhansel, o atual campeão Carlos Sainz se atrasou – mas não tanto – em relação aos rivais. No primeiro waypoint, “El Matador” despontou na frente, caindo logo em seguida para 19º. Como conseguiu manter um bom ritmo, pelo menos chegou em oitavo, atrás de um outro Peugeot não-oficial, este guiado por Harry Hunt.

O Rali Dakar registrou a primeira baixa entre os nomes de ponta: o argentino Orlando Terranova não resistiu a fortíssimas dores nas costas e precisou ser internado no hospital de Ica. “Orly” e seu copiloto Bernardo Graue estão fora. Não será desta vez que ele vencerá em sua 13ª participação no evento…

Etapa #2 – Pisco-San Juan de Marcona
Ligação: 211 km
Trecho cronometrado: 342 km
Total: 553 km

Resultado – carros:

1. #306 Sébastien Loeb/Daniel Elena (Peugeot) – 3h26min53seg
2. #307 Nani Roma/Alex Haro Bravo (Mini) – a 8seg
3. #309 Bernhard Ten Brinke/Xavier Panseri (Toyota) – a 1min20seg
4. #302 Giniel De Villers/Dirk Von Zitzewitz (Toyota) – a 1min31seg
5. #314 Yazeed Al Rajhi/Timo Gottschalk (Mini) – a 2min33seg
6. #308 Cyril Despres/Jean-Paul Cottret (Mini) – a 3min14seg
7. #312 Harry Hunt/Wouter Rosegaar (Peugeot) – a 3min24seg
8. #300 Carlos Sainz/Lucas Cruz (Mini) – a 4min40seg
9. #322 Nicolás Fuchs/Fernando Mussano (Proto) – a 5min01seg
10. #311 Vladimir Vasyliev/Konstantin Zhiltsov (Toyota) – a 5min36seg

Classificação geral extra-oficial:

1. De Villiers/Von Zitzewitz – 4h32min15seg
2. Ten Brinke/Panseri – a 28seg
3. Roma/Haro Bravo – a 42seg
4. Al Rajhi/Gottschalk – a 50seg
5. Loeb/Elena – a 1min56seg
6. Sainz/Cruz – a 2min28seg
7. Hunt/Rosegaar – a 2min38seg
8. Al-Attiyah/Baumel – a 3min26seg
9. Despres/Cottret – a 3min28seg
10. Vasilyev/Zhiltsov – a 3min43seg

3 comentários

  1. Mika disse:

    Grande Loeb! Vou me tornar chato nos comentários, mas gostaria muito de ver ele ganhar o Dakar! Rsrsrs

  2. ags disse:

    Rodrigo.. é engano meu ou não tem americanos nesse ano…na prova…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>