Honda confirma equipes do Super GT e Super Formula
RIO DE JANEIRO – Madrugada de novidades em relação ao Super GT e Super Formula, as principais categorias do universo automobilístico do Japão: a Honda anunciou oficialmente quais serão os pilotos representantes da marca nas duas divisões do Super GT e também na categoria de monopostos – que neste ano estreia o Halo em seus carros.
Vamos começar por esta, então: serão nove os pilotos, num total de cinco equipes – sobrando novidades para mostrar. A nova organização B-MAX with Motopark terá Lucas Auer, sobrinho de Gerhard Berger e egresso do DTM, dividindo boxes com Harrison Newey, que tentará a sorte no automobilismo nipônico.
O campeão Naoki Yamamoto está de casa nova, pois defenderá a equipe DoCoMo Dandelion Racing junto a Nirei Fukuzumi, que sai da Fórmula 2 e volta ao seu país. No Team Mugen, um dos carros terá Dan Ticktum, vice-campeão europeu de Fórmula 3, ao lado de Tomoki Nojiri. A TCS Nakajima Racing – que alinhou outra dupla de pilotos na última temporada – aposta no espanhol Álex Palou e em Tadasuke Makino, enquanto a Real Racing trocará Koudai Tsukakoshi por Tristan Charpentier.
Além dos substituídos já citados, Narain Kartikheyan e Takuya Izawa deixam a categoria. Mas não ficaram a pé: Izawa segue no Super GT e Kartikheyan é uma das novidades daquele campeonato para 2019.
E foi também confirmada a permanência de Jenson Button como piloto da marca, defendendo o título conquistado no último ano na companhia de Naoki Yamamoto. Por isso, o carro do Team Kunimitsu terá o dorsal #1, já confirmado nesta sexta-feira.
Izawa continua defendendo a ARTA, do antigo piloto de Fórmula 1 Aguri Suzuki, ao lado de Tomoki Nojiri. O Team Mugen repete a dupla formada por Hideki Mutoh e Daisuke Nakajima, enquanto o belga Bertrand Baguette é promovido à equipe Keihin Real Racing, no lugar de Takashi Kogure – aos 38 anos, o campeão do Super GT em 2010 está fora nesta temporada.
E com a também confirmada troca de lugar de outro veterano – Kosuke Matsuura – a equipe Modulo Nakajima Racing ficou com duas vagas em aberto, preenchidas por Kartikheyan e Tadasuke Makino.
Este último não será o único que regressa ao Japão e terá duplo expediente em 2019, pois Nirei Fukuzumi foi alocado na ARTA para disputar na subclasse GT300 a temporada junto a Shinichi Takagi. A equipe volta a ter um modelo Honda, no caso o NSX GT3, após dois anos com a BMW M6 GT3.
Matsuura estará no Team UpGarage, que troca o Toyota 86 “Mother Chassis” por outro Honda. Ele dividirá a equipe com Takashi Kobayashi, enquanto na Drago Corse, Ryo Michigami e Hiroki Otsu continuarão trabalhando juntos.
Até agora, 20 carros estão confirmados para a temporada 2019 do Super GT. Os planos de Toyota e Nissan serão eventualmente conhecidos, mas já adiantamos aqui que o brasileiro João Paulo de Oliveira deixou a Nissan após 13 anos de colaboração.
Rodrigo, a Honda disse algo sobre a integração técnica da Super GT com a DTM? Se participarão ou tão fora?
Não houve nenhum comunicado. Quem tem que se pronunciar sobre isso é a GTA. Não as fábricas, num primeiro momento.
Segundo a imprenssa inglesa, sim, a Honda se enquadrará completamente à Class 1 e corre com motor dianteiro o ano que vem.
http://www.dailysportscar.com/2018/12/28/super-gt-offseason-journal-a-changing-gt500-landscape.html