Tänak lidera primeiras especiais em Monte-Carlo

RIO DE JANEIRO – Começou o Mundial de Rali (WRC) em sua temporada 2019. Joia da coroa da categoria, o Rali de Monte-Carlo teve início com dois trechos cronometrados e com as estradas em péssimas condições, o que terá contribuído seriamente para que o resultado parcial fosse o que vimos ao fim do dia.

Essas especiais foram disputadas em trechos próximos à cidade de Gap, nos Alpes Franceses – onde o evento irá gravitar. E com a mistura de água e gelo ao asfalto, é claro que os pilotos tinham que fazer apostas quanto aos pneus a serem utilizados. Porque aderência em estradas ruins é tudo.

Uns se saíram bem. Já outros…

“A estrada ficou cada vez pior. Havia muitas curvas em que eu não tinha nenhuma referência e estava cheio de neve, porque os carros à frente cortaram o acostamento. Foi muito complicado”, explicou ninguém menos que Sébastien Loeb em sua estreia pela Hyundai.

15461_Tanak-MonteCarlo-2019_485_896x504

Na etapa incial (La Bréole-Selonnet), com pouco mais de 20,7 km, havia muito gelo. Os pneus com cravos foram solicitados pela maioria dos pilotos e acabou que Ott Tänak, 3º colocado do Mundial do ano passado, abriu os trabalhos com cinco segundos a menos que Kris Meeke, seu novo companheiro de Toyota e pouco mais de 10 para o hexacampeão Sébastien Ogier, voltando à Citroën. Loeb foi quarto.

A primeira baixa entre os carros oficiais aconteceu com apenas três quilômetros de trecho cronometrado. Teemu Sunninen foi pego pelo contrapé e já está fora de esquadro. Se voltar ao Rali de Monte-Carlo, será na regra do Rally 2, para tentar salvar pontos domingo, no Power Stage.

Outro que também se comprometeu logo de cara foi o piloto do WRC2 Kalle Rovanperä, que acabou com a última colocação no primeiro estágio.

Na segunda especial – Avançon-Notre Dame du Laus, realizada também em pouco mais de 20 km de percurso, deu Thierry Neuville por onze segundos de diferença sobre Ogier, enquanto Tänak perdeu um segundo e meio para o francês. O belga foi de pneus mistos – dois com cravejados e outros dois, sem. E se deu bem.

“Foi talvez um pouco arriscado fazer essa escolha, mas com a informação que eu tinha, parecia ser uma boa escolha. Mas não foi o suficiente, eu esperava recuperar mais no segundo estágio”, avaliou Neuville.

Jari-Matti Latvala foi quarto, com o antigo companheiro e compatriota Esapekka Lappi, agora de Citroën, em quinto. Loeb, de quem sempre se espera alguma coisa muito boa, foi um discreto oitavo colocado, com uma escolha errada de pneus e ainda se entrosando no novo carro. Perdeu 44″5 para Neuville e acabou as primeiras duas especiais com 55″2 de desvantagem. Mas pior que ele foi Meeke, que enfrentou um furo de pneu e despencou do segundo lugar na SS1 para nono na especial seguinte – sétimo na geral.

Tänak fez um balanço do primeiro dia.

“Sabíamos que o arranque inicial seria complicado e fizemos uma escolha segura de pneus para cobrir ambas as etapas. Alguns lugares eram ainda mais escorregadios e complicados do que esperávamos”, comentou.

No WRC2, Yoann Bonato (Citroën) aparece com o melhor tempo após duas especiais, seguido por Nicolas Ciamin (Volkswagen) e Guillaume de Mevius (Citroën). Apesar de inscrito na WRC2 PRO, o britânico Gus Greensmith (Ford) está atrás de todos esses já citados. O pau-pra-toda-obra Stéphane Sarrazin, que muitos conhecem do WEC, está na disputa do Rali de Monte-Carlo – onde já terminou até no top 10: o francês é 19º na geral.

Nessa sexta-feira, serão corridos mais seis estágios do Rali de Monte-Carlo.

Resultado parcial após o SS2:

1 – Tanak-Jarveoja (Toyota Yaris) – Toyota – 26’33″0
2 – Ogier-Ingrassia (Citroen C3) – Citroen – 26’42″1
3 – Neuville-Gilsoul (Hyundai i20) – Hyundai – 26’47″3
4 – Lappi-Ferm (Citroen C3) – Citroen – 27’18″2
5 – Latvala-Anttila (Toyota Yaris) – Toyota – 27’19″4
6 – Evans-Martin (Ford Fiesta) – M Sport – 27’21″2
7 – Meeke-Marshall (Toyota Yaris) – Toyota – 27’26″8
8 – Loeb-Elena (Hyundai i20) – Hyundai – 27’28″2
9 – Mikkelsen-Jaeger Amland (Hyundai i20) – Hyundai – 27’32″6
10 – Tidemand-Fløene (Ford Fiesta) – M Sport – 28’14″1

Comentários