Tudo pronto para as 24h de Dubai

PFDX7206

RIO DE JANEIRO – O fim de semana será movimentado no Endurance mundial. Além da sequência da temporada 2018/19 do Asian Le Mans Series com a etapa de Buriram, acontecerá mais uma disputa das 24h de Dubai.

A competição se realiza pela 14ª vez e, como curiosidade, no primeiro ano teve um certo Toto Wolff (conhecem?) triunfando junto a Dieter Quester, Hans-Joachim Stuck e Philipp Peter num modelo BMW – aliás, só marcas alemãs venceram a prova. A Porsche tem cinco conquistas contra quatro de Mercedes-Benz, três da BMW e uma da Audi.

As 24h de Dubai já tiveram também vitória brasileira: Augusto Farfus fez parte da equipe Schubert Motorsport junto a Tommy Milner, Claudia Hürtgen e Edward Sändström, que completou o desafio no circuito localizado nos Emirados Árabes Unidos.

A pista de 5,390 km de extensão verá desta vez um total próximo de 80 carros para a abertura da temporada de provas longas organizadas pelos holandeses da Creventic. A corrida deste fim de semana faz parte do Campeonato dos Continentes, com quatro etapas – além de Dubai, haverá corridas em Portimão, Barcelona e no COTA, em Austin. Mugello, Spa-Francorchamps e Brno se juntam aos eventos de Portugal e Espanha como sedes do Campeonato Europeu.

Para as 24h de Dubai, estão confirmados modelos de nove diferentes classes. A principal é a A6, para modelos específicos do regulamento GT3 FIA, divididos em A6-PRO e A6-AM de acordo com a graduação dos tripulantes. De acordo com a listagem no site oficial, serão duas dezenas de carros do gênero, com a presença de equipes bastante conhecidas de quem acompanha provas do gênero.

A classe SPX, específica para modelos não-conformes com nenhum regulamento técnico vigente ou não-homologados, terá a presença de uma tripulação brasileira em meio a um total de seis inscritos: o quarteto formado por Ricardo Maurício, Dennis Dirani, Werner Neugebauer e Daniel Schneider participará da disputa com um Porsche 991-II Cup da MRS GT-Racing, equipe alemã de propriedade de Karsten Molitor.

Dessa tripulação, faria parte Luca Seripieri, da Porsche Cup brasileira. Só que ele se envolveu num acidente de trânsito com vítimas fatais e achou-se por bem substituí-lo por outro piloto. Rápido e experiente, Dennis Dirani ocupará esta vaga.

Nas demais categorias, estarão modelos Porsche 991 Cup dentro do regulamento vigente da categoria monomarca do modelo alemão, somente adaptado para provas de Endurance – total de 11 inscritos; SP2 – para os modelos GT4 com mecânica inferior a 3 litros, no caso os dois únicos KTM X-Bow presentes; GT4, com 14 participantes e regulamento seguindo o padrão vigente para os demais modelos; TCR, com 12 carros que seguem também o catálogo internacional da categoria; SP3, com dois inscritos com modelos GT4 que seguirão o BoP da organização; A3, com dois Lotus Elise e Cup 1, que completa a relação com duas BMW 235i.

O cronograma para o evento prevê a realização de treinos livres quinta-feira e do qualifying, com início às 15h15 locais (9h15 de Brasília), com 45 minutos de duração para os carros TCE e depois mais 45 para os GT. Haverá ainda um treino noturno com duração de 1h30. A largada para a prova será sexta-feira, às 15h locais (9h de Brasília). O blog, se puder, terá disponível o streaming do treino oficial e da corrida.

Comentários