Dentro: Toyota segue no WEC em 2019/20

7-Toyota-WEC-2018-Fuji-Race-2

RIO DE JANEIRO – A Toyota está em Sebring com parte de sua força-tarefa trabalhando num teste de 30 horas como preparação para as 1000 Milhas de Sebring, a próxima etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC) prevista para 15 de março.

E a marca japonesa aproveitou o ensejo para comunicar a continuidade de sua participação na competição ao longo da temporada 2019/20, que a FIA e o Automobile Club de l’Ouest (ACO) pretendem realizar como sendo a última do atual regulamento da classe LMP1 de Esporte-Protótipos.

Única montadora oficial na principal categoria da competição, a Toyota não deu nenhuma pista sobre seu futuro na competição através da proposta dos Hypercars apresentada há dois meses. Mas a marca ajudou a moldar a plataforma que deverá entrar em vigor a partir do campeonato bienal de 2020/21.

Sobre pilotos, nada ainda: “oportunamente” serão anunciados os nomes que vão compor as trincas dos dois modelos TS050 Hybrid, que vão passar apenas por ligeiras revisões de aerodinâmica para enfrentar o próximo campeonato.

Estrela principal da companhia, o espanhol Fernando Alonso – que lidera o campeonato 2018/19 junto a Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima com vantagem de cinco pontos sobre José María López/Mike Conway/Kamui Kobayashi, disse estar 50/50 para retornar ao WEC rumo a uma segunda temporada.

Em 55 provas do Mundial de Endurance disputadas desde a temporada 2012, a Toyota conquistou 20 vitórias na LMP1, além de fazer de Buemi e Anthony Davidson campeões mundiais de pilotos e a montadora vitoriosa entre as marcas, em 2014 – além, claro, da cereja do bolo: a vitória nas 24h de Le Mans 2018.

Comentários

  • Achava pouco provável que os japonesses não retornassem para 19/20, pois agora estabelecem um domínio absoluto da classe como também já fez a Audi no passado. Venceram Le Mans 18 e dificilmente não repetirão o feito em 19, de preferência, com Dom Fernando na trinca vencedora.