Casa lotada na abertura do Super Taikyu Series

imges
O Super Taikyu Series congrega oito categorias no mesmo grid: serão 53 carros na primeira prova do ano, as 5h de Suzuka, no próximo domingo

RIO DE JANEIRO – Ano passado, o blog passou a dar mais destaque a uma categoria do automobilismo japonês – o Pirelli Super Taikyu Series. Tivemos postagens de resenhas das corridas e também vídeos com as transmissões ao vivo ou “para quem não viu”, depois de realizadas.

Muito bem: isto é para avisar que a temporada 2019 começa neste fim de semana com a disputa das 5h de Suzuka, primeira de um total de seis etapas daquela que é chamada de “a principal competição de Endurance da Ásia”.

Principal eu já tenho dúvidas. Mas certamente tradicional: será o 29º campeonato da história da categoria, que percorrerá ainda os circuitos de Sugo, Autopolis, Fuji Speedway, Twin Ring Motegi e Okayama.

A organização contabilizou um total de 57 inscrições full season, das quais 53 estarão presentes na pista de 5,807 km de extensão, palco de várias decisões do Campeonato Mundial de Fórmula 1.

As 5h de Suzuka serão disputadas por oito subclasses, divididas por regulamento técnico. A ST-X, para os modelos enquadrados no grupo dos FIA GT3, alinha sete carros e um deles terá o carioca Nicolas Costa a bordo. O piloto estará na Ferrari 488 GT3 #300 da equipe Tairoku Racing, que dividirá com mais dois pilotos japoneses – um deles, Shinichi Takagi e com ninguém menos que Harrison Newey, filho do mago do design Adrian Newey, da Red Bull.

Entre seus adversários, está o Nissan da GTNET Motorsports, que terá o dorsal #1 e o Aston Martin AMR Vantage GT3 da D’Station, com a luxuosa presença de Darren Turner nesta etapa inaugural.

As demais classes de Grã-Turismo são a ST-Z, para os modelos GT4 e a ST-1, que abriga qualquer carro das divisões Cup. A primeira conta com cinco inscritos e a segunda, dois.

As mais numerosas entre as categorias do Pirelli Super Taikyu na primeira corrida do ano são as divisões ST-4 (para veículos com cilindrada entre 1,5 litro e 2 litros) e ST-5 (veículos até 1,5 litro), cada uma com onze carros. Enquanto na ST-4 os Toyota dominam com nove unidades entre os participantes, Honda e Mazda estão quase equânimes no grid da ST-5, com modelos como o Fit 3 (Honda) e Roadster (Mazda).

Nas subclasses ST-2 (modelos com tração nas quatro rodas ou tração dianteira entre 2 litros e 3,5 litros de capacidade cúbica) e ST-3 (cilindrada idêntica à ST-2, mas com tração apenas nas rodas traseiras), estão diversos outros modelos de Turismo dos fabricantes nipônicos, com destaque para os Lexus RC350. E ainda há a divisão ST-TCR, que traz oito inscritos de três marcas – quatro Honda, três Audi e um Volkswagen Golf.

A “Festa da Primavera”, que é como será chamada a abertura do Pirelli Super Taikyu Series, começa no domingo em Suzuka às 12h30 locais, meia-noite e meia na madrugada de sábado para domingo, pelo horário de Brasília.

O blog poderá ter o streaming ao vivo, se for disponibilizada a abertura no YouTube.

Comentários

  • Xará, pode até não ser o Super Taikyu, mas recentemente vi no Youtube algumas corridas de turismo nos anos 60 e 70 em Suzuka e Fuji. Gostei demais de ter assistido!