Fórmula 2 “au complet”
RIO DE JANEIRO – Se no Formula European Masters “deu ruim”, a Fórmula 2 já pode dizer enfim que tem seu plantel fechado para a temporada 2019.
Nesta sexta-feira, foram confirmados os nomes dos três pilotos faltantes e as 10 equipes estão preenchidas.
A Campos Racing anunciou o francês Dorian Boccolacci, que já testara na pré-temporada, para ser o companheiro de equipe do britânico Jack Aitken. É dupla nova: o time teve o italiano Luca Ghiotto em todas as provas do ano passado, além de Roy Nissany – que fez um péssimo campeonato – e seu substituto, Roberto Mehri.
Antiga equipe de Sérgio Sette Câmara na categoria, a MP Motorsport teve quatro pilotos diferentes e a aposta é igualmente numa nova combinação. O britânico Jordan King, que pulou de galho em galho nos últimos anos entre Fórmula Indy e WEC, arrumou uma ‘boquinha’ e será o parceiro do indiano Mahaveer Raghunathan. A princípio ele não disputará a etapa de Mônaco, pois vai tentar uma das 33 vagas no grid das 500 Milhas de Indianápolis.
Em relação ao último campeonato, três pilotos – Lando Norris, Alex Albon e o campeão George Russell – foram promovidos à Fórmula 1. Nirei Fukuzumi, Tadasuke Makino e Artem Markelov rumaram para o automobilismo japonês. Max Gunther foi titular na Fórmula E em poucas etapas e acabou despromovido a reserva da Geox Dragon. Arjun Maini vai para o ELMS e disputará também as 24h de Le Mans. Os demais que saíram durante ou ao fim do campeonato foram Roy Nissany, Roberto Mehri e Santino Ferrucci, além do italiano Antonio Fuoco – dispensado do programa Ferrari Driver Academy.
Dos novatos, Mick Schumacher, sucessor de Fuoco no FDA e atual campeão europeu de Fórmula 3, é sem dúvida o que mais chama a atenção de quem observa a lista de entradas. O brasileiro Sérgio Sette Câmara segue para o terceiro ano na categoria, agora defendendo a francesa Dams junto a Nicholas Latifi.
A lista completa da temporada 2019:
CARLIN MOTORSPORT
#1 Louis Déletraz (Suíça)
#2 Nobuharu Matsushita (Japão)
ART GRAND PRIX
#3 Nikita Mazepin (Rússia)
#4 Nyck De Vries (Holanda)
DAMS
#5 Sérgio Sette Câmara (Brasil)
#6 Nicholas Latifi (Canadá)
UNI-VIRTUOSI RACING
#7 Guanyu Zhou (China)
#8 Luca Ghiotto (Itália)
PREMA RACING
#9 Mick Schumacher (Alemanha)
#10 Sean Gelael (Indonésia)
SAUBER JUNIOR TEAM BY CHAROUZ
#11 Callum Ilott (Grã-Bretanha)
#12 Juan Manuel Correa (EUA)
CAMPOS RACING
#14 Dorian Boccolacci (França)
#15 Jack Aitken (Grã-Bretanha)
MP MOTORSPORT
#16 Jordan King (Grã-Bretanha)
#17 Mahaveer Raghunathan (Índia)
BWT ARDEN
#18 Tatiana Calderón (Colômbia)
#19 Anthoine Hubert (França)
TRIDENT RACING
#20 Giuliano Alesi (França)
#21 Ralph Boschung (Suíça)
A Tati e o Alesi subiram e o Piquezinho não?
Pois é. Não subiu.
Não dá para adivinhar, mas considerando que o Pedro Piquet tem 10 pontos para a super licença (5 do 2º lugar do Toyota Racing Series de 2017), 5 pelo 6º lugar na GP3 de 2018, um título da nova FIA F3 dando mais 30, ele sendo campeão já teria a Super Licença. O novo carro da F3 é novo para todo mundo. Sendo que metade do grid da F2 já tem pilotos mais experientes com esses carros e com vitória na categoria, esse ano parece que a concorrência vai ser mais forte que ano passado, ele precisaria chegar ao menos em 4º lugar. Pode não ser nada disso, mas faria sentido.
Jordan king terá jornada dupla correrá na f2 pela MP e na WEc onde ele corre pela equipe do Jackie CHAN e uma pena o Merhi ter ficado a pé esse ano, sou fã dele